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Prefeitura de São Paulo incentiva táxis menos poluentes e inclusivos

Carros híbridos são a nova aposta para táxis na cidade de São Paulo, os novos motores funcionam com energia elétrica e/ou gasolina. A Associação das Empresas de Táxi de Frota (Adetax) começa, em 2012, os primeiros estudos para confirmar a viabilidade da iniciativa da prefeitura no ramo.

A prefeitura pretende liberar mais licenças de táxi para os frotistas – empresas que trabalham com os alvarás, desde que os veículos sejam também elétricos. O alvará é um documento necessário para a regulamentação de qualquer taxi.

A vantagem seria principalmente ambiental. Há modelos de carros híbridos que não emitem poluentes no ar se circularem com velocidade abaixo de 70 km/h, segundo a Ford, uma das empresas fabricantes.

A Prefeitura sugeriu dois modelos de carro. Um fabricado pela americana Ford, que já está no mercado, ao preço médio de R$ 130 mil, e outro da Toyota sem estimativa de preço.

A associação das empresas de táxi de São Paulo avisou que só depois de testar os veículos na rua, tendo em conta a viabilidade financeira do investimento, fará ou não o pedido dos carros elétricos.

Os carros híbridos escolhidos pela prefeitura não são abastecidos na tomada, é no ato de frear que a bateria é recarregada.  A companhia Toyota avaliou que o novo motor faz uma redução de 44% nas emissões de CO2, comparado com um motor tradicional.

Inclusão social

Outra parte dos novos carros das frotas de táxi será adaptada para pessoas com cadeira de rodas e outras deficiências. A proporção prevista é de dois carros adaptados para cada dez carros híbridos.

Atualmente, o custo de comprar um carro comum e reformar para pessoas com deficiência é de cerca de R$ 100 mil reais, quase o mesmo preço de um carro híbrido, segundo dados da Adetax.

Embora prefira não citar números, o presidente da Adetax sugere que as frotas precisem de 350 veículos a mais. Hoje, as frotas possuem 3.500 táxis em circulação na cidade de São Paulo.

Fonte: Estadão


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