Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Experiência deu certo em bairro alemão e já está se expandindo

A cidade de São Francisco, na Califórnia (EUA), tem uma nova arma contra indivíduos que fazem xixi na rua. Autoridades estão testando, em regiões que sofrem com esse problema, uma tinta hidrofóbica que repele o xixi, fazendo com que o líquido molhe quem o expele.

A ideia das autoridades da cidade dos EUA surgiu após a visita de um diretor ao bairro alemão de St. Pauli, em Hamburgo, conhecido pela intensa vida noturna. No início de 2015, alguns muros do bairro alemão foram pintados com o Ultra-Ever Dry, um revestimento altamente hidrofóbico. De acordo com os habitantes locais, o problema ganhou atenção e melhorias ocorreram (veja mais aqui).

Nove muros

Como o projeto está em fase de testes, as autoridades pintaram apenas nove muros em áreas próximas a bares ou que apresentassem alta concentração de moradores sem-teto.

Placas colocadas nas paredes, em inglês, chinês e espanhol, trazem as frases: “Segure!… Tente se aliviar em um local apropriado”.

A ideia das autoridades é fazer as pessoas pensarem duas vezes antes de urinarem em público. O Departamento de Obras Públicas da cidade afirmou que os gastos com a nova pintura são mais baixos do que os custos com equipes de limpeza nas ruas. Ao mesmo tempo, a cidade planeja a instalação de mais banheiros públicos.

Veja também:
Revestimento hidrofóbico cria problema para quem faz xixi nas ruas
Fazer xixi no mar está liberado por cientistas