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Disfarçadas de modernização, reformas para privatização do espaço público aumentam exclusão social e violência urbana

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As campanhas de modernização urbana costumam ser vendidas aos moradores locais como forma de melhorar o seu dia a dia.  Elementos de design – de sistemas de iluminação a placas, bancos, postes, fontes e floreiras, e às vezes até equipamentos de vigilância – são usados ​​para reformar e “embelezar” os espaços públicos. Os responsáveis se referem a esses elementos como “mobiliário urbano”. E os projetos em que são usados ​​geralmente visam aumentar a interação social e a segurança, além de melhorar a acessibilidade e a vida na cidade em geral.

Algumas pesquisas argumentam, no entanto, que tais campanhas de modernização podem resultar em espaços públicos urbanos cada vez mais exclusivos. Apesar das promessas com que são comercializados, se esses projetos desconsiderarem o que a população local precisa, ela pode se sentir menos capaz, ou disposta, a fazer uso desses espaços.

As cidades não são identificadas apenas pelos seus monumentos ou edifícios emblemáticos. Você pode diferenciar Nova York de Palermo apenas observando o que as pessoas estão fazendo em público. É mais provável que uma cena de Nova York mostre alguém em um skate comendo um burrito, enquanto uma imagem de Palermo pode incluir um grupo de homens em uma rua assistindo a uma partida de futebol na televisão pela vitrine de uma loja.

O espaço urbano é onde as crianças da cidade aprendem e brincam, os alunos leem e as pessoas trabalham, caminham e relaxam. É através dessas diferentes atividades que a cultura urbana de qualquer cidade é criada.

A aparência dos espaços urbanos deve-se ao desenho urbano, uma ferramenta poderosa.

Arquitetos, designers de infraestrutura e engenheiros configuram cuidadosamente o ambiente construído – o tecido construído de nossas cidades – e isso tem um efeito duradouro em como os usamos ou habitamos.

Em cidades ao redor do mundo – de Argel, Auckland e Chicago a Hanói, Cidade do México e Seul – pesquisas mostram que a transformação dos espaços públicos afeta marcadamente a diversidade do que as pessoas fazem neles e se elas os usam.

Em Argel, a capital argelina, os bairros foram formalmente projetados na década de 1970 em um rígido estilo modernista. Elementos de design, incluindo árvores frondosas, bancos e luzes à noite, faziam com que as pessoas se sentissem à vontade para realizar atividades como jogar cartas ou se reunir para conversar, mas edifícios enormes, ruas largas e grandes espaços também faziam com que as pessoas se sentissem inseguras e perdidas. Esses designs em grande escala e não contextuais também têm sido associados ao comportamento antissocial.

Pesquisa realizada no bairro histórico de Alameda Central Park , na Cidade do México, destaca padrões semelhantes de exclusão causados ​​pela forma como um bairro foi redesenhado.

Após a transformação da área em 2013, houve um declínio notável na diversidade das atividades que as pessoas realizavam (reuniões familiares e religiosas; arte de rua; música; vendedores informais). Em vez disso, a lei agora prioriza a atividade turística sobre as necessidades diárias da população local e permite que as autoridades operem uma abordagem de tolerância zero em relação a qualquer coisa considerada perturbadora. Os vendedores se tornaram nômades, fazendo as malas e se escondendo assim que a polícia está por perto.

Enquanto isso, na área de Cheonggyecheon-Euljiro, em Seul, Coréia do Sul, o redesenvolvimento levou à demolição de oficinas de 50 anos. Esta por sua vez ameaçou os valores históricos e culturais da população local e desorganizou as redes sociais.

Como as cidades são cocriadas

Em seu livro de 1968, O Direito à Cidade, o filósofo e sociólogo marxista francês Henri Lefebvre descreveu a cidade como um espaço cocriado. Isso contrasta com a definição mais capitalista em que o espaço urbano é uma mercadoria a ser comprada e vendida, Lefebvre o via como um local de encontro onde os cidadãos construíam coletivamente a vida urbana.

Essa ideia de que o espaço público é um bem público que pertence a todos tem sido cada vez mais contestada nos últimos anos, com o surgimento do espaço público de propriedade privada. A maioria dos parques em Londres (aproximadamente 42 quilômetros quadrados de espaço verde no total) são de propriedade da City of London Corporation, o órgão municipal que governa a cidade de Londres, mas cada vez mais as praças dentro dos novos empreendimentos são de propriedade de corporações.

Os teóricos urbanos há muito notam a conexão entre como uma cidade é projetada e como a vida é conduzida dentro dela. A acadêmica norte-americana Jane Jacobs é famosa por destacar que as cidades fracassam quando não são projetadas para todos. E a produção do arquiteto dinamarquês Jan Gehl tem focado consistentemente no que ele chamou de “vida entre edifícios”.

Como explicou Gehl, para uma cidade ser boa para seus moradores, os responsáveis ​​por projetá-la precisam estar cientes de como ela está sendo usada: o que as pessoas estão fazendo em seus espaços. Para serem bem-sucedidos, os projetos urbanos devem ser focados e voltados para a vida cotidiana das pessoas. Gehl explicou que projetar uma cidade para pedestres – em uma escala caminhável – é como você a torna saudável, sustentável, animada e atraente.

Quando usamos os espaços públicos, mesmo que apenas a curto prazo, estamos efetivamente nos apropriando deles : urbanistas e arquitetos falam em “apropriação temporária” para descrever as atividades individuais ou em grupo com as quais investimos esses espaços.

A pesquisa também destacou como isso pode ser democrático. Mas depende de que esses espaços sejam projetados em conjunto com os moradores. Quando um espaço público, ao contrário, é excessivamente projetado sem levar em conta as necessidades das pessoas, ele não é usado.

Desde a década de 1970, os teóricos urbanos destacam que só fazemos uso dos espaços públicos onde nos sentimos representados. Para que o desenho urbano funcione, é crucial prestar atenção ao que as pessoas locais realmente pensam de sua cidade.


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