Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Campanha Bicicleta Segura ocorre nos meses de novembro de dezembro

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) lançou a campanha Bicicleta Segura, que ocorrerá em todo o país nos meses de novembro e dezembro. O objetivo é reduzir os acidentes envolvendo bicicletas, principalmente nas grandes cidades, e conscientizar a população para a importância de valorizar a vida com um trânsito mais humano.

A ação Bicicleta Segura envolverá a distribuição de folhetos educativos em semáforos e locais de grande circulação de pessoas nas principais cidades. O conteúdo de toda a campanha destaca a importância dos itens de segurança, como a utilização de capacetes, cotoveleiras e joelheiras, e que o ciclista precisa respeitar as leis e os regulamentos, como sinalizar ao mudar de direção, não andar na contramão e jamais utilizar as calçadas.

“O ciclista deve estar consciente, andar protegido, respeitar as regras e evitar andar nas calçadas. O ciclista pode ser vítima ou causador de um acidente envolvendo um pedestre. Se quiser passar pela calçada desmonte e leve a bicicleta andando. Dessa forma o ciclista passa a ter os mesmos direitos e deveres dos pedestres”, diz o presidente da Sbot, Marco Antônio Percope.

Dados da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo revelaram que o número ciclistas mortos no trânsito se manteve estável nos últimos cinco anos. “Não existem estatísticas nacionais, mas a Sbot estima que no país este número deva estar em torno de 500 mortes anuais”, diz o coordenador nacional da campanha, Wagner Nogueira da Silva.

Silva diz que quem sobrevive ao acidente muitas vezes passa a conviver com sequelas. “Muitas [sequelas] impedem a volta ao trabalho e também a execução de tarefas básicas do dia a dia”.

O material informativo ainda ressalta que o ciclista deve dirigir sempre com cuidado, prestando atenção aos veículos maiores. “Sinalize sempre os movimentos. Não ande em corredor para ônibus. Opte por ciclovias e ruas menos movimentadas e haja como determina o Código Brasileiro de Trânsito”, alerta Silva.

O secretário-geral da Sbot, André Pedrinelli, acrescenta que o ciclista precisa ver e ser visto, usar roupas claras e chamativas ou coletes reflexivos, usar farol dianteiro e refletores laterais. “A bicicleta é um veículo e como tal deve se comportar”.

Manual do Ciclista

Pensando na segurança do ciclista, no dia 22 de setembro, o ministério das Cidades lançou a Cartilha do Ciclista, que reúne informações sobre a legislação, sinalização, as diferentes vias que compõem a rede cicloviária da cidade e regras de circulação e segurança.

A cartilha está disponível na página do Ministério das Cidades na internet.

Fonte: Agência Brasil

Veja também:
“Mando Footloose” é a primeira bike elétrica dobrável sem correntes
Primeira ciclovia com captação de energia solar do mundo já está em fase de testes


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais