Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Iniciativa tem a intenção de promover a conscientização da população a respeito da redução da pegada ecológica

A Word Wildlife Fund Brasil (WWF) lançou um concurso cultural audiovisual para tentar conscientizar a população sobre a necessidade de redução da pegada ambiental. Batizado como CurtECO, o festival convida pessoas comuns a gravarem vídeos com duração entre 15 segundos e um minuto sobre como cada um pode fazer sua parte pelo meio ambiente.

Assim, com a divulgação das produções vencedoras, a ONG espera que as dicas filmadas sejam seguidas por milhares de pessoas que tiverem acesso às produções na internet.

No total, cinco vídeos serão premiados, levando em conta os critérios de originalidade, criatividade e pertinência. O primeiro colocado ganha uma viagem para o Parque Nacional do Iguaçu, com acompanhante. O segundo e terceiro colocados ganharão um final de semana no Paraíso Eco Lodge, em Ribeirão Grande (SP), também com acompanhante. O quarto e o quinto colocados ganharão kits da ONG e um ano de experiência como afiliado da WWF.

Para participar, o candidato precisa preencher o cadastro com os seus dados no site www.curteco.com.br, respondendo a cinco perguntas básicas sobre o comportamento socioambiental, fazer o cálculo da sua Pegada Ecológica e mandar o link do seu vídeo. 

A seleção dos melhores trabalhos será feita por uma equipe técnica ligada à área ambiental e os vídeos selecionados serão submetidos a uma comissão julgadora composta por personalidades que adotam atitudes sustentáveis na sua rotina: Marina Person (apresentadora de TV), Renata Falzoni (jornalista e cicloativista) e Mara Mourão (cineasta). O trio vai avaliar todos os vídeos enviados até o dia 10/08 e os cinco ganhadores serão anunciados no dia 18/08, pela internet.

Para saber mais sobre o concurso acesse o site oficial.

Pegada Ecológica

Trata-se de uma metodologia que avalia a demanda humana por recursos naturais renováveis com a capacidade regenerativa do planeta. É uma forma de traduzir a extensão de território que uma pessoa, cidade, país, região ou até a população do mundo todo utiliza, em média, para suprir suas demandas de consumo: produtos, bens e serviços. A ferramenta foi criada por pesquisadores da Global Footprint Network (GFN).

Veja também:
Seja vegetariano ao menos uma vez por semana
Você sabe o que é pegada hídrica? Tem a ver com o consumo direto e indireto da água