Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Conheça mais sobre o kinako, uma farinha japonesa de soja com incríveis benefícios

Kinako é uma farinha de soja originária da culinária japonesa. De tom amarelado, ela é feita com grãos de soja secos, moídos e torrados. Assim, mantém uma textura semelhante à da farinha de trigo. 

O primeiro registro de uma farinha de soja foi por volta da década de 1540. Isso foi quando ele apareceu pela primeira vez no Nyōbō Shitsukegaki (o Livro de Boas Maneiras das Mulheres). Também, segundo o dicionário japonês de Shogakukan, o alimento estava presente no Japão antes da chegada do açúcar no século XVI. 

Acredita-se, então, que o kinako foi usado como um adoçante natural em diversos pratos japoneses. Por ser menos doce que o açúcar convencional, também oferece diversos benefícios à saúde. Além disso, pode ser usado como um substituto low-carb e sem glúten da farinha de trigo. 

A farinha de kinako possui um sabor levemente adocicado, semelhante ao da manteiga de amendoim. Embora seja especialmente adequada para muitos produtos assados e alimentos açucarados, também pode ser usada para temperar ou adicionar um toque umami a uma variedade de pratos salgados.

Como é feito? 

O processo de produção de kinako não é tão complicado. No seu processamento, a soja é torrada e moída até virar um pó fino. Na maioria dos casos, a casca da soja é removida antes da pulverização, mas algumas variedades retêm a casca torrada. 

A soja amarela produz um pó amarelo, enquanto a soja verde produz um pó verde-claro.

Aquecer a soja reduz substâncias tóxicas, remove o odor característico da soja e adiciona fragrância, tornando-a mais fácil de comer.

Benefícios

A soja, em geral, é conhecida como “carne do campo”, sendo uma fonte vegetal de proteína. Portanto, compartilhando o mesmo perfil nutricional do grão, o kinako contém mais proteína por 100g do que a carne de vaca. 

Além de proteína, o kinako é rico em isoflavonas de soja, conhecidas por promover o crescimento capilar. Ela faz isso imitando o estrogênio e reduzindo o DHT, um hormônio que causa queda de cabelo. O alimento também possui lecitina (que tem poderes anti-envelhecimento), fibra alimentar, vitamina A, vitamina B1, potássio, clorofila e cálcio.

Carne de soja: conheça vantagens e desvantagens

A carne de soja, também chamada de proteína de soja texturizada, é um dos produtos derivados de soja mais populares. Des…

Você pode obter muitos dos mesmos benefícios à saúde da soja adicionando uma colher de sopa de kinako à sua dieta diária.

Outros possíveis benefícios da farinha incluem:

Rico em fibras

A farinha é rica em fibras alimentares, que auxiliam na digestão, regulam o intestino e promovem uma sensação de saciedade. Desse modo, ajuda no controle de peso e evita a compulsão alimentar.

Índice glicêmico

O kinako tem baixo índice glicêmico, o que significa que não causa picos rápidos nos níveis de açúcar no sangue. Isso o torna uma escolha adequada para pessoas que controlam diabetes ou que buscam estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

Antioxidante

Os antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres nocivos no corpo, reduzindo o risco de doenças crônicas como câncer e doenças cardíacas. A farinha contém antioxidantes como polifenóis e flavonoides, contribuindo para suas propriedades benéficas à saúde.

Colesterol

A soja contém gorduras boas, como ômega-6 e ômega-3 e não contém colesterol. Isso, em conjunto com seu conteúdo em fibras ajuda a reduzir o colesterol ruim e melhora o processo digestivo.

Saúde vascular

O alto teor de fibras e antioxidantes no kinako contribui para a saúde cardíaca. Assim, reduzindo os níveis de colesterol e diminuindo o risco de doenças do coração.

Reduz o inchaço

O alimento possui componentes que têm um bom efeito diurético, o que auxilia na retenção de líquidos. Assim, o corpo reduz inchaços e inflamações de qualquer tipo.

Como utilizar? 

Tradicionalmente, o kinako é usado na produção de sobremesas. Ele é especialmente indicado na confecção de mochi, um bolinho feito de arroz glutinoso moído. 

As sobremesas geralmente são polvilhadas com kinako puro, para um sabor de nozes torradas, mas sem açúcar. Ele também pode ser misturado com açúcar branco granulado para um perfil de sabor mais doce.

mochi coberto com kinako
Imagem editada e redimensionada de Shinshu Ueda, disponível no Flickr sob a licença CC BY-SA 2.0

Nos usos modernos, a farinha é comumente utilizada como um ingrediente de panificação paleo com baixo teor de carboidratos em biscoitos e bolos. Ou, pode ser misturado ao leite quente para lattes e outras bebidas. 

Para adicioná-lo na dieta, basta combinar o pó com a sua bebida favorita. Algumas pessoas utilizam-no como uma proteína em pó natural, devido ao seu teor nutritivo. 

Receita com kinako: smoothie de banana 

Existem dezenas de combinações de smoothies que você pode adicionar ao kinako. Uma opção é a smoothie de banana, que oferece potássio, fibra e outras vitaminas e minerais. 

Ingredientes

  • 1 banana; 
  • 1 colher de sopa de kinako
  • 1 colher de sopa de mel — ou do adoçante de sua preferência;
  • 1 xícara de leite de soja — ou qualquer outro leite vegetal. 

Coloque todos os ingredientes em um liquidificador, bata e aproveite seu smoothie!


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais