Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Com esses pratos comestíveis você reduz o desperdício de água, pratos descartáveis e energia

Depois de saborear um delicioso almoço caseiro, resta a terrível tarefa de lavar a louça. A preguiça pode fazer com que o ato seja deixado para depois, o que pode causar problemas de relacionamento. Não adianta argumentar que lavar a louça aumenta a pegada hídrica e o impacto ambiental (gasto de sabão), pois é um trabalho que precisa ser feito de qualquer jeito. Mas imagine a possibilidade de não lavar a louça simplesmente porque você… comeu o prato!

Foi essa a alternativa criada pelo instituto Piet Zwart para poupar esforços e recursos naturais: criar incríveis pratos comestíveis. Eles são feitos manualmente e servem para colocar petiscos e outros pequenos alimentos. Após devorar o conteúdo, é só comer o pratinho. Assim, evita-se o desperdício de energia para produção do prato, além da redução dos gastos com sabão e água, que só precisarão ser usados nos talheres, copos e panelas, dependendo da refeição.

Rolos

Para conceber os pratos comestíveis, os designers Joanne Choueiri, Giulia Cosenza e Povilas Raskevicius, do Piet Zwart, desenvolveram o Rollware – um rolo (parecido com o de macarrão) entalhado com desenhos que se fixam na massa. Os pinos de rolagem que são acoplados em conjuntos possuem três funções. A primeira é “abrir a massa”, para que ela fique plana; a segundo é “imprimir” o desenho no alimento; e a terceira é cortar a massa com o tamanho de um círculo (para entender melhor o processo, confira o vídeo no final da página). Depois de pronta essa massa vai ser cozida e, em vez de ser descartada, servirá de alimento.

Rolos

Existem quatro tipos de rolo com desenhos padronizados. Desse modo, é possível variar e criar pratos para diferentes tipos de alimentos, incentivando a criatividade do usuário. Há inclusive o formato da tradicional casquinha de sorvete.

Os pratos comestíveis ajudam a sua refeição ficar mais agradável e ainda te oferecem uma sobremesa caseira embutida para o final. Só fique atento à limpeza das mãos e da mesa em que você for se alimentar para que não haja qualquer risco de contaminação.

Prato comestível

O instituto inovador, além do Rollware, desenvolveu outros produtos nessa mesma linha sustentável. Saiba mais informações.


Imagens: Trendhunter

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais