Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Evento que é promovido pela Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, traz explicações científicas sobre acontecimentos do cotidiano

O conhecimento sobre as estações do ano nos acompanha desde os primeiros anos escolares, com grande presença em livros, músicas e na televisão. Mas com muita frequência nos deparamos com afirmações equivocadas sobre o fenômeno, como ao explicar as estações como consequência da variação da distância Terra-Sol ao longo do ano. Os erros podem ocorrer por descuidos e falta de reflexão, mas também pela má compreensão do fenômeno.

A proposta da palestra A Astronomia e as Estações do Ano, organizada pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP e apresentada pelo professor Ramachrisna Teixeira, é justamente debater esse fenômeno. O professor pretende chamar a atenção para alguns pontos relevantes ao tema e discutir formas de abordagem que minimizem as dificuldades de compreensão. O objetivo do evento é esclarecer sobre esse e outros temas da astronomia, que já estão enraizados no senso comum e parecem simples e compreendidos.

Astronomia para Todos foi criado em 2017 e oferece mensalmente uma palestra sobre temas astronômicos atuais. O projeto conta com o apoio do Clube de Astronomia de São Paulo (Casp). Desde 2020, o projeto passou a fazer transmissões on-line devido ao período de isolamento social. As palestras anteriores estão disponíveis no canal do Youtube.

A Astronomia e as Estações do Ano

Transmissão:  www.youtube.com/c/AstronomiaParaTodos/live

Para mais informações, acesse:

Facebook: www.facebook.com/events/188279202633591/
Youtube: www.youtube.com/c/AstronomiaParaTodos/live
Newsletter: astronomiaparatodos.mailchimpsites.com/


Fonte: Jornal USP


Veja também: