Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Energia intermitente é aquela que apresenta intermitência quando a geração de eletricidade ocorre somente no momento em que o recurso está disponível

Energia intermitente é um termo utilizado para caracterizar um “recurso energético que, para fins de conversão em energia elétrica pelo sistema de geração, não pode ser armazenado em sua forma original”, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em outras palavras, uma fonte de energia apresenta a característica de intermitência quando a geração de eletricidade ocorre somente no momento em que o recurso estiver disponível. 

Isso significa que a sua geração de energia elétrica não será constante ao longo de um dia, por exemplo, nem pode ser armazenada quando não houver disponibilidade. Dessa maneira, a maioria das fontes renováveis são intermitentes, pelo fato de não possuírem sua geração de eletricidade disponível 24 horas por dia.

Exemplos de energias intermitentes

As energias solar, eólica e hidrelétrica podem ser citadas como exemplos de fontes de energia intermitentes. 

Energia solar

Energia solar é a energia eletromagnética cuja fonte é o Sol. Ela pode ser transformada em energia térmica ou elétrica e aplicada em diversos usos.

A produção de energia elétrica pode ser feita a partir de dois sistemas. O primeiro, chamado de heliotérmico, converte a radiação solar em energia térmica e, posteriormente, em energia elétrica. Já o segundo, que recebe o nome de fotovoltaico, converte a radiação solar diretamente em energia elétrica.

Energia eólica

Energia eólica é a energia produzida a partir da energia cinética do vento (massas de ar em movimento) e do aquecimento eletromagnético do Sol (energia solar), que, juntos, movimentam as pás de captadores.

A energia cinética do vento normalmente é convertida em energia mecânica por moinhos e cataventos, ou em energia elétrica por turbinas eólicas (ou aerogeradores).

Energia hidrelétrica

Energia hidrelétrica é o aproveitamento da energia cinética contida no fluxo de massas de água. A energia cinética promove a rotação das pás das turbinas que compõem o sistema da usina hidrelétrica para, posteriormente, ser transformada em energia elétrica pelo gerador do sistema.

Solução aos combustíveis fósseis

Apesar de possuírem a intermitência como uma característica relevante, as fontes de energia renováveis são uma alternativa ao uso de combustíveis fósseis — compostos extremamente prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana. 

Como já se sabe, a queima de combustíveis fósseis pode causar graves danos ao meio ambiente e à saúde humana. Ela está relacionada a diversos problemas respiratórios causados pela emissão de poluentes atmosféricos, como o monóxido de carbono. Além disso, o processo de combustão de combustíveis fósseis também leva à emissão de dióxido de enxofre e de óxidos de nitrogênio, contribuintes da chuva ácida.

Outro impacto negativo do uso de combustíveis fósseis para o meio ambiente é a intensificação do efeito estufa e, consequentemente, do aquecimento global. Isso acontece devido à emissão de gases do efeito estufa na atmosfera, como dióxido de carbono. Além dos poluentes primários, o consumo desses recursos pode dar origem a poluentes secundários, que se formam a partir de reações dos poluentes primários.