Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Modelo, para ter autonomia de um dia, precisa andar a, no máximo, 60 km/h

A questão da recarga costuma ser um dos principais empecilhos quando o assunto são os carros elétricos, uma vez que as estações destinadas a esse fim ainda são escassas e, quando estão disponíveis, demandam pelo menos meia hora para recarregar os veículos.

A companhia australiana EVX Ventures desenvolveu um conceito de carro elétrico alimentado por painéis solares, capazes de recarregar as baterias enquanto o condutor dirige. Batizado de The Immortus, o veículo apresenta um visual futurista e espaço para duas pessoas. Sua autonomia permite dirigir por um dia inteiro sem a necessidade de parar para recarregar. Para tanto, o automóvel dispõe de apenas uma pequena bateria com capacidade de 10 kWh.

Contudo, para que a carga da bateria dure o dia inteiro, os motoristas precisam manter uma velocidade média de 60 Km/h. Ao dirigirem a uma velocidade média de 85 km/h, a bateria deverá durar por cerca de 550 Km – o que também não chega a ser ruim. Para dias sem sol ou direção noturna, estima-se que a distância máxima percorrida pelo The Immortus seja de 400 km.

O veículo inovador ainda não está à venda, mas a estimativa é de que serão oferecidas apenas 100 unidades, com um preço médio de U$ 370 mil (cerca de R$ 1,3 milhões). Quem sabe em um futuro próximo, com o desenvolvimento em larga escala, o valor torne-se mais acessível ao bolso dos interessados.

Fonte: EcoD

Veja também:
Jovem cria, com US$ 2 mil, carro elétrico movido a energia solar
Ford apresenta projeto de carro elétrico com painéis solares