Transforme camisetas velhas em adereços e objetos úteis para o dia a dia

eCycle

Siga tutoriais simples e intuitivos para reaproveitar suas camisetas

Upcycle de camisetas velhas

Todo mundo precisa de roupas para viver na sociedade atual, mas certas pessoas conservam o hábito de guardar muitas peças em suas casas. Elas vão se acumulando até que o espaço no armário simplesmente acaba. Isso ocorre ainda com mais frequência quando se trata da peça de roupa mais comum: a camiseta.

Existem maneiras de se "livrar" de peças antigas de modo que elas não sejam apenas "descartadas"no lixo. Uma delas, se não estiverem rasgadas ou em mau estado, é a doação a moradores de rua, creches e pessoas que não têm condições de comprar uma (saiba como fazer isso).

A outra é a reutilização para que as peças se tornem algo útil no dia a dia e não degradem o meio ambiente. E é notável a quantidade de novos objetos que podem ser produzidos por meio de uma simples camiseta velha. Vamos a alguns exemplos de como reaproveitar camisetas velhas:

Bolsa

Bolsa feita com camiseta

Uma bolsa de diferentes cores feita de camiseta e que pode ser estilizada com pequenos cortes a sua volta. Ela ainda substitui a sacola plástica com a vantagem de ser maior e mais resistente, cabendo mais produtos, além de não poluir o meio ambiente. A bolsa pode ser confeccionada com a ajuda deste tutorial (em inglês). Basta recortar a camiseta, costurar o fundo, marcar alguns locais para serem furados e executar o corte. É simples!

Tapete

Tapete feito com camisetas

Outro objeto de utilidade que pode ser feito de camisetas velhas é um tapete. Esse dá um trabalhinho a mais para ficar pronto, mas o resultado é excelente. Basta seguir este manual (em inglês) com fotos para decorar a casa e ainda impressionar visitas. É preciso recortar a camiseta em diversos pequenos pedaços e também formar uma base para o tapete.

Colar

Colar feito com camiseta

Que tal transformar a camiseta em um adereço feminino muito estiloso? É possível fazer um colar a partir de camisetas. Ele pode ser produzido com modelos lisos ou estampados. Seguindo manual (em inglês) e utilizando mais de uma camiseta no processo, o colar ganha volume e destaque. É fácil, basta cortar algumas tiras de camisetas velhas, juntá-las e amarrá-las com uma das tiras.

Cachecol

Cachecol feito com camiseta

Em época de frio, um cachecol é um ótimo acessório para cobrir o pescoço e não pegar um resfriado. E ele pode ser criado com sua camiseta velha. É preciso cortar as mangas e fazer alguns ajustes na máquina de costura, mas este tutorial ou esse este tutorial dão boas dicas. Separe aquela camiseta que tem uma única cor e que tenha um bom tecido para esquentar, corte e depois costure.

Torne o DIY (Do It Yourself) uma prática diária na sua vida para evitar o consumo inconsequente! Faça um upcycle sempre que puder!


Veja também:


 

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail