Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

eCycle te dá dicas sobre como evitar os males que os veículos e seus combustíveis trazem

As emissões de carros e da maior parte dos demais veículos automotores é prejudicial ao meio ambiente. Mesmo assim, parece impossível pensar numa sociedade sem carros. O que nos resta é saber como fazer para amenizar ao máximo esses problemas. Confira algumas dicas que podem ser muito boas no seu dia-a-dia:

  • Por ano, na média, 440 kg de dióxido de carbono deixam de ser lançados na atmosfera se você optar por sair um dia da semana sem carro. Imagine ainda se nesse mesmo dia você for a pé para o trabalho (caso a distância não seja longa)? Fazer caminhadas não faz bem apenas à saúde, mas também ao meio ambiente. Vá a pé quando a distância for curta e reveze carona com amigos em alguns dias da semana.
  • No trabalho, faça videoconferências e se possível dê preferência a trabalhos em casa. Isso evita viagens desnecessárias e consumo de combustível. Mas se não tiver jeito e você estiver pensando em comprar um carro (com objetivo claro de se locomover ao trabalho), considere as opções que menos agridem o meio ambiente e não lote o automóvel com mais pessoas do que a capacidade máxima. Além de ser ilegal, quanto mais pesado o veículo estiver, maior será o consumo de combustível.
  • Abasteça sempre em postos de confiança para evitar gasolinas adulteradas (elas prejudicam mais o meio ambiente), por ser renovável dê preferência ao álcool sempre que possível e periodicamente faça revisões no seu veículo. Quando desregulado, o motor polui muito mais o ar.
  • Nas grandes cidades é comum ficarmos presos no trânsito e em engarrafamentos. Se as paradas estiverem muito longas, desligue o motor para não desperdiçar combustível. Quando não estiver calor, pense duas vezes antes de usar o ar condicionado, ainda mais em caso de congestionamento. Ele consome 5% a mais de gasolina.
  • Evite manter pneus usados, descarte-os, mas caso preciso, tome o cuidado de guardá-los em locais seguros, evitando que possam acumular água onde mosquitos transmissores de doenças se proliferam. E claro, utilize o transporte público quando for possível. Você ajuda o planeta e evita possíveis estresses no trânsito.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais