Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A Iniciativa Verde é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2005 e dedicada à mitigação das mudanças climáticas. Um dos grandes vilões da mudança no clima global é o aumento do efeito estufa causado pelo homem por meio de desmatamento e queima de combustíveis, por exemplo, que liberam gases de efeito estufa (GEEs) na atmosfera. A Iniciativa Verde busca neutralizar as emissões das atividades humanas com projetos de recomposição florestal.

A organização possui importantes patrocinadores em projetos, como Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fundo Brasileiro para a Diversidade (FUNBIO), Caixa Seguros, Instituto HSBC, Fundo Ecomudança do Itaú. Veja alguns dos projetos que a Iniciativa Verde criou:

Programa Carbon Free

Quando uma organização quer compensar suas emissões decorrentes de produção, serviços, construções, eventos, ou qualquer atividade humana, a Iniciativa Verde realiza um inventário de emissão de carbono. Assim é possível quantificar o carbono equivalente (CO2e) gerado e identificar a compensação adequada. A empresa realiza a recomposição florestal da Mata Atlântica, um dos biomas mais importantes do mundo, por meio de plantio de mudas, e oferece ao interessado o selo Carbon Free, que atesta a compensação do CO2e.

Amigo da floresta

O programa faz o plantio de árvores nativas em áreas desmatadas do Sistema Cantareira, em São Paulo. Cerca de 70% das margens de rios e nascentes do sistema estão degradadas, o que afeta muito na qualidade e disponibilidade de água. Todos podem ajudar – o preço da árvore é de R$ 22 e pode ser comprada on-line em quantidades livres.

Calculadora de CO2e

Pessoas físicas também podem participar do programa. Por meio de uma calculadora da Iniciativa Verde é possível estimar sua pegada de carbono anual. É necessário inserir dados como consumo mensal de energia, tipo de transporte usado e quilometragem, sua dieta, entre outros. No final do processo, a calculadora apresenta a sua geração anual de CO2e e quantas árvores você deve plantar para compensar essas emissões.

Programa Nascentes

O programa é uma ação do governo de São Paulo para recuperar a vegetação de matas ciliares, nascentes e olhos-d’água usando o direcionamento de investimentos públicos e privados para cumprimento de obrigações legais, para compensação de emissões de carbono ou redução da pegada hídrica, ou ainda para implantação de projetos de restauração voluntários. A Iniciativa Verde foi uma das primeiras organizações a propor projetos de recomposição florestal para o programa e hoje abrange seis áreas estratégicas disponíveis para contratação de projetos.

Existem outros diversos programas e projetos em andamento como Plantando ÁguasCarbono SeguroIniciativa BNDES Mata Atlântica, entre outros. Até agora a Iniciativa Verde já plantou 900 hectares totalizando quase 1,5 milhão de árvores nativas; para conservação e recuperação dos recursos hídricos foram plantados 117 quilômetros de matas ciliares em rios com 30 metros de largura em cada lado da margem.

Reflorestar ajuda a recuperar os serviços ecossistêmicos que a vegetação nativa proporciona e isto beneficia a nós todos, então por que não ajudar? O estilo de vida que cada um leva gera uma marca no planeta que estamos deixando como herança para futuras gerações. Apesar de ser função de governos e empresa, nós podemos minimizar esses danos plantando árvores.

Veja o vídeo do programa Amigo da Floresta.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais