Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Além da lavagem, é necessária a higienização para evitar riscos de contaminação

É importante lavar as mãos antes de cozinhar e comer. Mais importante ainda é lavar seus alimentos antes de cozinhá-los. Após um surto da bactéria E.coli que infectou 250 pessoas na Europa, autoridades de saúde alimentar têm procurado informar e advertir sobre como fazer uma limpeza eficaz dos alimentos a fim de evitar a contaminação por bactérias.

Um método eficaz é produzir uma solução caseira super simples – ela irá ajudar a matar bactérias e resíduos de pesticidas. O segredo está na acidez presente no limão e no vinagre, que auxilia na limpeza sem fazer uso de químicos nocivos.

Segundo os professores do Colégio de Agricultura da Auburn University, dos EUA, Dr. Floyd Woods e Dr. Joe Kemble, utilizar água para higienizar frutas e verduras remove certa de 98% das bactérias. Eles aconselham que, antes de usar qualquer agente de limpeza para limpar o produto ou a superfície em que o produto ficaria, é importante remover todo e quaisquer restos ou sujeira que podem estar no produto. Qualquer material orgânico presente na solução irá diminuir a eficácia do ingrediente ativo.

Para fazer a solução caseira será necessário:

  • 1/4 de um copo d’água (ou 62,5 ml);
  • 1/4 de um copo vinagre branco;
  • 1/4 de um copo de suco de limão;
  • 1 jarra;
  • 1 borrifador.

Junte os ingredientes na jarra, mexa bem e despeje cuidadosamente a solução no borrifador.

No entanto, é importante lembrar que alimentos de casca fina e alimentos de casca grossa devem ser higienizados de maneiras distintas.

Alimentos com casca fina

Espirre a mistura na fruta ou vegetal, deixe descansar por 30 segundos antes de esfregar a superfície e lavá-lo sob água fria.

Alimentos com cascas mais grossas e hortaliças

Brócolis, couve-flor, vegetais folhosos, melões, batatas, frutas vermelhas e outros produtos sem a superfície macia são um pouco mais difíceis de limpar. Deixe-os de molho na solução por um curto período, esfregue com uma escova e lave-os sob água corrente.

Assim que você terminar de usá-la, coloque a solução na geladeira. Ela irá permanecer potente por até um mês.

Dicas

  • Lave as mãos antes e depois de preparar a comida;
  • Lave todo e qualquer utensílio ou superfície que pode ser usado na preparação da refeição. Para saber como remover resíduos e bactérias da sua pia.
pia
Remova resíduos e bactérias da pia da cozinha

Confira um vídeo (em inglês) da Universidade de Maine, nos Estados Unidos, sobre segurança alimentar.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais