Descasque ovo cozido mais facilmente

eCycle

Adicionar bicarbonato de sódio na água do cozimento dá uma ajuda e tanto na hora de descascar o ovo

Ovo cozido

Ao cozinhar ovos, muitas pessoas reclamam da dificuldade de retirar a casca e boa parte da clara vai junto na tentativa. Alguns ovos parecem ser mais “desafiadores” do que outros, e o resultado dos ovos cozidos “resistentes” nunca é muito bom. Mas, por quê?

Isso tem a ver com quão fresco ovo é: quanto mais fresco, mais difícil de se retirar a casca quando cozido. Isso porque, na medida em que o tempo passa, mudanças químicas e físicas ocorrem nos ovos, muitas delas para ajudar o pintinho a quebrar a casca quando ele estiver formado. Em outras palavras, quanto mais velho o ovo for, mais propenso para se quebrar ele estará. Está aí a explicação.

Sendo fresco ou velho, temos uma dica infalível de como descascar ovo cozido para que ele saia inteiro. Segundo o site Mother Nature Network, a dica está em adicionar bicarbonato de sódio na água do cozimento. Uma das mudanças que ocorre com um ovo ao longo do tempo é o fato de ele se tornar alcalino (mais básico). O efeito disso é fazer com que a albumina, que é a proteína encontrada na clara, fique mais compacta nessa parte do ovo e menos presa à casca. Então, você pode deixar o ovo envelhecer naturalmente ou você pode colocar um pouco de bicarbonato de sódio para agilizar o processo. Use uma colher de chá em um recipiente médio com água. A água com bicarbonato passa pela casca e faz com que o ovo se desprenda mais facilmente da casca.

Conheça outra dica para descascar o ovo mais rapidamente, usando um choque térmico:

Confira mais dicas sobre alimentos.


 

Comentários  

 
-3 #1 2014-07-16 13:12
Além do consumo de gás, acrescentar um produto químico industrializado (matéria prima, mais energia, descarte inadequado) somente para facilitar a soltura da casca? Absurdo.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail