Onde reciclar baterias de eletrônicos?

eCycle

Quando o nível energético contido não é mais suficiente, o mais recomendável é realizar o processo de reciclagem

Não sabe o que fazer com as baterias velhas de eletrônicos que você guarda em sua casa? Para reciclá-las você pode solicitar apoio ao fabricante do eletrônico ou buscar um local para o descarte no eCycle. 

Entenda um pouco mais sobre a composição das baterias e riscos envolvidos.

Bateria íon-lítio

Desde 1991, existe a comercialização das baterias de íon-lítio. Atualmente, elas estão presentes na maioria dos aparelhos eletrônicos portáteis, como notebooks, filmadoras, GPS, celulares, MP3, palmtops, brinquedos eletrônicos, câmeras fotográficas e outros.

As baterias de íon-lítio são recarregáveis e feitas de íons de lítio e carbono. Entre as vantagens desse tipo de bateria está a possibilidade de armazenar mais energia do que as outras baterias (baterias de íon-lítio pode armazenar até três vezes mais energia do que baterias cádmio-níquel, considerando o mesmo volume), ter baixo peso, ausência de efeito de memória, carregar mais rápido e potencial de poluição menor quando comparado às baterias de níquel-cádmio.

Bateria íon-lítio é perigosa?

O lítio é considerado perigoso e inflamável quando exposto, principalmente, ao calor e à chama, podendo, nessa situação, gerar gases tóxicos. Além disso, em altas temperaturas, as baterias de íons-lítio descarregam mais rapidamente e causam o aumento de temperatura do aparelho. Porém, existem circuitos de proteção que impedem acidentes em temperaturas acima do limite, interrompendo o fluxo de corrente. Atualmente, em baterias que utilizam solventes líquidos (alquilas, éteres, ésteres e inorgânicos) têm-se trabalhado com aditivos que dão mais estabilidade e segurança às variações térmicas.

Em casos raros (2 ou 3 em 1 milhão de unidades de baterias de íon-lítio), se a bateria tiver um problema de fabricação, existe a possibilidade de ocorrer um curto-circuito interno que pode provocar um grande aquecimento e evaporação dos solventes e desencadear um incêndio no aparelho. Por isso, quando acontecem ou descobrem potenciais falhas na bateria, as empresas fabricantes fazem recall de milhões de aparelhos eletrônicos.

Pensando em diminuir os riscos desses acidentes e obter melhor desempenho, a bateria de lítio-polímero já começaram a entrar no mercado de notebooks, tablets e de telefonia móvel. Esse tipo de bateria oferece maior proteção pela retirada de solventes voláteis existentes na bateria de íon-lítio, logo, são capazes de suportar sobrecargas e altas temperaturas sem que ocorra o aquecimento do aparelho.

Cuidados com a bateria

As baterias íon-lítio possuem uma vida útil de aproximadamente cinco anos, suportando cerca de oitocentos ciclos de carga-recarrega. Porém, depende muito do modo de uso e conservação do aparelho.

Confira abaixo algumas dicas para evitar acidentes com sua bateria e prolongar a vida útil dela:

  • Evite a exposição da bateria à umidade ou a gases corrosivos, pois podem oxidar a superfície e favorecer a ocorrência de vazamentos;
  • Não descarregue totalmente a bateria, isto pode diminuir sua capacidade;
  • Não a exponha muito ao calor e a altas temperaturas.

 Para notebook, veja mais dicas aqui.

Reciclagem

Apesar da bateria de íon-lítio ser menos poluente, possui elementos (cobre, ferro, manganês, alumínio, cobalto e níquel) que podem afetar o meio ambiente e serem nocivos ao homem. Portanto, é importante dar o destino correto. Para saber mais sobre os efeitos desses elementos, confira a matéria "Conheça todos os componentes tóxicos presentes nos aparelhos eletrônicos e os riscos que eles trazem à saúde".

Além disso, o lítio possui um valor econômico alto, por isso, muitas empresas estão interessadas em reciclar a bateria íon-lítio. Na hora de descartar sua bateria de íon-lítio, evite jogá-la no lixo doméstico ou armazená-la em casa, pois ela pode liberar produtos tóxicos e corrosivos. Fazer o descarte de baterias em aterros sanitários também não é uma boa opção, uma vez que elas podem liberar as substâncias químicas presentes nelas, e, assim, contaminar solo, água e plantas. Para dar um destino correto, o aconselhável é levar a bateria até os postos de coletas, distribuidores, assistências técnicas autorizadas e empresas especializadas, que transformam os antigos componentes em cadeados e novas baterias, por exemplo.

Quer descartar seu objeto com a consciência tranquila e sem sair de casa?

Veja também:


Agora que você já sabe como descartar, a eCycle te ajuda! Clique aqui para visitar nossa página de Postos de Reciclagem e encontre o melhor destino possível para seu item.
Quer saber sobre outros materiais? Navegue pela seção Recicle Tudo.
 

Comentários 

 
+1 #1 2013-05-21 13:00
No Norte Nordete não existem ou são muito raros postos de coleta especializados em lixo eletrônico tóxico (pilhas, baterias, lâmpadas ..etc).

Assim fica dificil colaborar com a natureza.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail