Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Promete deixar os donos tranquilos, dificultando a vida dos meliantes

Quem bate um olho pensa que é apenas uma bicicleta comum, mas a Yerka é diferente: ela tem uma trava antifurto feita a partir da própria estrutura da bicicleta. Não entendeu? Partes da bike se desmontam para travá-la em algum local seguro. Para levá-la embora, o ladrão teria que destruir o mesmo objeto que ele cobiça… Não faz muito sentido para ele, não é?

O design é tradicional (só as cores nas rodas chamam atenção) e os criadores asseguram a performance e o conforto. Mas vamos entender melhor o pulo do gato, que é o cadeamento especial. Ele funciona à base de:

  • Algemas de 12 milímetros de aço tratado, resistente a ferramentas comuns;
  • Rosca de travamento sobre a fechadura para aumentar a proteção;
  • Cilindro de alta segurança em formato de disco.

Para travar com segurança a Yerka, é preciso desmontar o tubo ou quadro inferior, que se abrirá em dois (uma parte para a lateral, e outra para o lado do pedal). A partir daí é possível desencaixar o selim e seu canote do lugar original – eles entrarão nas aberturas dos canos do tubo inferior que está dividido ao meio. Pronto: a trava está feita!

As chances do ladrão furtar apenas as rodas estão minimizadas com roscas específicas cubo (a parte central das rodas), que só podem ser retiradas uma ferramenta especial fabricante. os designers também pretendem adicionar opção bluetooth à trava, permitindo que o smartphone funcione como um controle remoto. Ao baixar o aplicativo de segurança no celular de sistema iOS ou Android, e após conectá-lo à sua Yerka, o usuário já estará seguro, pois poderá travar as rodas. Qualquer aparelho com versão bluetooth 4.0 ou superior é compatível.
Detalhe

A bike é feita de aço e de alumínio tratado e pesa 11,5 quilos, menos que uma bike de corrida. A Yerka só pode ser usada na cidade, não é uma mountain bike. Existem três cores disponíveis no momento (preto, rosa e verde).

Como surgiu a ideia?

Esses simpáticos estudantes de engenharia chilenos (na foto: Andrés, Juán e Cristóbal) desde cedo eram interessados nas áreas de robótica, design e tecnologia, sempre inventando soluções. Isso os preparou para a criação desse projeto, que envolvia conhecimento da tecnologia de corte a laser, máquina de torno, impressoras 3D, metalurgia e soldagem.

Andrés, Juán e Cristóbal

Institutos também colaboraram para impulsionar o projeto, o que o ajudou a ganhar prêmios regionais e dentro da universidade. O grupo foi finalista na última edição do Fórum Mundial de Empreendedorismo Jovem, sediada em Santiago, Chile.

O time também cresceu desde então. Somaram-se a ele Micaela, designer tridimensional e Cristián, empresário, expert em desenvolvimento bluetooth e cofundador da Companhia Telefônica Azumi, presente na América Latina.

Criadores
Tá afim? Então acesse o site da Yerka.

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais