Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Descubra como usar o vinagre para limpeza da casa

Imagem de Daiga Ellaby disponível no Unsplash

O vinagre é um agente de limpeza muito útil e eficiente, sem contar que sempre há um frasco perdido junto aos temperos de salada. Para quem quer explorar alternativas para os produtos de limpeza industrializados, o vinagre tem muito para oferecer!

O termo vinagre, derivado do francês, quer dizer vinho agre ou azedo. Ele é uma substância contaminante do vinho e muito usada como tempero. Sua composição química é o ácido acético.

Onde usar

O vinagre é muito bom para limpar superfícies e remover gordura. Ele é um ingrediente comum nos limpadores comerciais. Para usá-lo na limpeza da casa, basta passar um pano seco para remover o pó e depois adicionar uma mistura de ½ copo de água e ½ copo de vinagre em um recipiente e espirrar na superfície seca. O vinagre é um removedor de gorduras e não deixa resíduo. Porém, não é aconselhável em revestimentos de verniz e cera – ele pode prejudicar a textura da área.

Dicas do Portal eCycle

Qual o melhor tipo de vinagre para limpeza?

Limpeza com vinagre é o que há. Podemos usar qualquer um deles – o de maçã costuma ser mais orgânico em comparação com os outros. Mas, por questões de preço, qualquer um serve. É aconselhável testar uma pequena área antes de usar os tipos mais escuros, eles podem deixar resíduo.

Mas vinagre deixa cheiro, não?

Sim, o vinagre deixa um leve cheiro, no entanto o aroma não permanece por muito tempo e é importante diluir o produto com água na proporção de 1:1 para que o cheiro não fique muito forte. E você também pode acrescentar uma gota de óleo essencial para dar um melhor aroma. Entenda mais sobre eles na matéria: “O que são óleos essenciais?“.

O vinagre também pode ser usado como desodorizador de roupas e ambientes. Por exemplo, para retirar cheiro de tabaco de estofados e armários.

É possível combinar vinagre com outros agentes de limpeza?

Sim, vinagre combina com sal. O segundo é ideal para a limpeza de superfícies metálicas.

Existe algum risco em fazer limpeza com vinagre?

O vinagre é ácido e adstringente por essa razão é um excelente produto para limpeza, mas pode causar irritabilidade se não for diluído em água. Portanto, nunca faça limpeza com vinagre puro. Outros cuidados típicos devem ser tomados, como: deixar o vinagre longe de crianças e evitar contato com mucosas durante o uso. Fora isso, ele é um produto completamente inofensivo.

Limpeza de janelas e espelhos com vinagre

  • 100 ml de vinagre de qualquer tipo
  • ½ balde de água
  • Jornal velho

Use um pano umedecido com a mistura para tirar o grosso da sujeira nas janelas. Logo após, retire o excesso de umidade com jornal até que o vidro seque completamente.

Limpando limo com vinagre

Para retirar o limo que se acumula nas partes úmidas da pia ou banheiro é aconselhável uma solução mais concentrada (1:1 de água e vinagre), essa proporção é muito boa para desengordurar o fogão e forno.

Mas nada de jogar a solução fora, basta encontrar uma garrafa de plástico usada e guardar o produto para a próxima faxina. Assim, fazemos o upcycle de embalagens também.

Fazendo o próprio vinagre

Encontramos uma ótima dica para aqueles que gostam de vinho, mas nunca tomam uma garrafa inteira, o resto da bebida costuma oxidar e “virar vinagre“, essa expressão faz muito sentido. Confira a receita!

  • Restos de vinho tinto ou branco
  • 1 garrafa de boca larga
  • 1 pano velho
  • Casca de banana
  • Hortelã

Coloque os restos de vinho em uma garrafa média de de boca larga, adicione a casca de banana e o ramo de hortelã. O segundo passo é tampar com o pano e deixar descansar por alguns meses, depois é só filtrar a mistura e usar! É importante saber que a qualidade do vinagre é medida pelo vinho, então vinho ruim não dá bom vinagre.


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais