Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Produto dá mais segurança e visibilidade a ciclistas

Poucas cidades brasileiras possuem uma quantidade razoável de ciclovias e ciclofaixas. E quem pedala sabe como elas fazem uma enorme diferença, principalmente para a segurança dos próprios ciclistas. Mas enquanto a pressão popular não empurra os governantes a privilegiarem o transporte público e a integração com as bikes, um acessório pode ser de grande valia para a segurança dos ciclistas.

Trata-se de um aparelho acoplado na parte de trás da bicicleta e que projeta duas linhas luminosas vermelhas de laser no chão, próximo às laterais da magrela, formando uma espécie de “ciclovia virtual” de 1,5 metro. O objetivo principal do mecanismo é alertar os motoristas de veículos automotores sobre a existência de uma faixa de segurança, que eles não devem ultrapassar para não ferir o ciclista. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, os carros devem fornecer um espaço de exatamente 1,5 metro para que os bikers possam transitar nas principais vias urbanas.

O aparelho luminoso é acoplado no canote traseiro da bicicleta e funciona com duas pilhas AAA. Ele tem aproximadamente 70 gramas. Sua principal desvantagem é o fato de não funcionar de dia, devido à luminosidade do sol. No entanto, é exatamente nos períodos noturnos que o ciclista mais deve se esforçar para ser visto no trânsito.

Diversas lojas vendem esse produto. O preço médio é de R$ 70. Confira o funcionamento no vídeo abaixo:

Veja também:
Dicas para você começar a andar de bicicleta
“Orcinus e-bike”: a bicicleta inspirada na orca


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais