Micróbios "devoradores de plástico" ajudam a reduzir lixo marinho, diz estudo

eCycle

Micro-organismos (em rosa na imagem abaixo) degradam plástico e se proliferam em água salgada

Uma constatação científica anima setores que se preocupam com os microplásticos - partículas plásticas degradadas depositadas em oceanos: certos micro-organismos estão "comendo" o plástico que contamina as águas salgadas do planeta, segundo uma pesquisa feita por oceanógrafos da University of Western Australia, publicada na PLOS One.

A partir da análise de mais de mil imagens de dejetos localizados no litoral australiano, concluiu-se que as microscópicas criaturas, que pela primeira vez foram documentadas, parecem estar biodegradando toneladas de rejeitos que boiam no mar. Elas vivem em comunidades biológicas.

Os cientistas estão animados, pois esses micro-organismos podem ser uma solução para melhorar o tratamento de lixo no continente e também em escala global.

Micróbios que comem lixo já tinham sido encontrados em depósitos terrestres, mas o estudo destaca que os equivalentes marinhos também podem ser bastante eficazes, já que eles crescem na água salgada e isso pode se configurar em uma forma mais barata para reduzir o volume de lixo - os tipos terrestres precisam de água para se reproduzirem e isso encarecia o processo.

E existência desses micróbios pode explicar o motivo de os rejeitos plásticos dos mares não serem tão importantes quanto previam os cientistas, segundo os autores do estudo. Em 2012, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) estimou em cerca de 13 mil os pedaços de microplásticos por quilômetro quadrado de mar.

Veja também:
-Microplásticos: um dos principais poluentes dos oceanos
-Excesso de microplásticos em região dos Grandes Lagos, nos EUA, preocupa cientistas

 

Comentários 

 
+3 #1 2014-06-23 22:59
O mais importante da notícia é que a pesquisadora é uma brasileira que está fazendo um doutorado na Austrália, e o mais importante mesmo é que ela é minha filha. Gaúcha aqui de Pelotas e oceonógrafa da FURG da cidade de Rio Grande-RS.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail