Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Nada menos que 246 investidores não toma nenhuma atitude para diminuição das mudanças climáticas

Cerca de metade dos 500 maiores investidores do mundo não está fazendo nenhum esforço para lidar com as mudanças climáticas por meio de seus investimentos, de acordo com um estudo divulgado em 2 de março..

O Projeto de Revelação dos Detentores de Ativos (AODP, na sigla em inglês), uma organização sem fins lucrativos que tem meta de aprimorar a administração da mudança climática, divulgou um relatório que mostra que pouco menos de um quinto dos principais investidores –ou 97, que gerenciam um total de 9,4 trilhões de dólares em ativos– estão adotando medidas coerentes para mitigar o aquecimento global.

Entre elas estão investimentos em ativos pouco poluentes ou o incentivo para que as empresas invistam para serem mais “verdes”.

Outros 157 investidores que administram um total de 14,2 trilhões de dólares estão dando os “primeiros passos” para tratar da mudança climática, e 246 que gerenciam 14 trilhões de dólares não estão fazendo nada, diz o relatório.

“O risco da mudança climática é hoje um tema dominante para investidores institucionais, e o ano passado testemunhou muitos deles intensificando significativamente as ações para lidar com ela”, afirmou o executivo-chefe do AODP, Julian Poulter, em um comunicado.

“Entretanto… é chocante que quase a metade dos maiores investidores do mundo não estejam fazendo nada para mitigar o risco climático”, disse, acrescentando que os fundos de pensão e as seguradoras que ignoram a mudança climática estão “apostando com as economias e a segurança financeira de centenas de milhões de pessoas”.

O AODP classifica os 500 maiores fundos de pensão, seguradoras, fundos de riqueza soberana e fundações que coletivamente administram 38 trilhões de dólares em ativos no tocante ao sucesso que obtêm no gerenciamento do risco climático em seus portfólios.

Com base em prestações de dados diretas e informações disponíveis ao público, elas são classificadas de ‘AAA’ a ‘D’, e aquelas que não estão tomando nenhuma providência são consideradas ‘X’.

A melhor do ranking foi o Fundo de Pensão da Agência Ambiental da Grã-Bretanha, que tem 3,96 bilhões de dólares em ativos.


Com agências de notícias

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais