Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Pensou que São Paulo fosse a campeã mundial?

A cidade do Rio de Janeiro ostenta o indigesto posto de terceira mais congestionada do mundo durante um dia inteiro, segundo um novo estudo da empresa holandesa de tecnologia de transporte TomTom, divulgado no fim de março. O levantamento, que analisou 146 grandes metrópoles, ainda coloca a capital fluminense na oitava posição na pior hora do rush da tarde.

No Brasil, foram analisados dados de GPS em nove cidades (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre e Curitiba). Quando se trata do ranking geral de congestionamento, depois da capital fluminense, as cidades mais engarrafadas no país são Salvador, Recife, Fortaleza e, só então, a capital paulista. No horário de pico da tarde, o Rio fica atrás da capital pernambucana, que teve o sexto pior resultado do mundo, num ranking também liderado por Istambul.

Além de cidades grandes, o estudo abrange também outras menores, totalizando 218 cidades analisadas em 36 países. De acordo com as informações do TomTom Traffic, a hora de pico do final da tarde é o momento de maior congestionamento durante o dia. O estudo (com dados referentes a 2014) aponta ainda que, nos horários de pico da manhã e da tarde, os cariocas levam, em média, 26 minutos a mais no trânsito a cada viagem de 30 minutos. No rush da manhã, o pior dia da semana, aponta a pesquisa, é a terça-feira. Enquanto no da tarde, nenhum outro dia bate a sexta-feira.

Veja a lista das dez cidades com pior trânsito em 2014:

1. Istambul (Turquia)
2. Cidade do México (México)
3. Rio de Janeiro (Brasil)
4. Moscou (Rússia)
5. Salvador (Brasil)
6. Recife (Brasil)
7. São Petersburgo (Rússia)
8. Bucareste (Romênia)
9. Varsóvia (Polônia)
10. Los Angeles (Estados Unidos)

Veja também a lista das dez cidades com pior hora do rush da tarde:

1. Istambul (Turquia)
2. Moscou (Rússia)
3. São Petersburgo (Rússia)
4. Cidade do México (México)
5. Xunquim (China)
6. Recife (Brasil)
7. Bucareste (Romênia)
8. Rio de Janeiro (Brasil)
9. Shenzhen (China)
10. Los Angeles (Estados Unidos)

Veja também:
Poluição no Rio de Janeiro é maior do que em São Paulo, segundo OMS
Megacidades: crescimento descontrolado contribui para o aumento da poluição


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais