Dia Mundial do Meio Ambiente 2014 combate as mudanças climáticas

eCycle

Barbados é a sede de 2014 para alertar sobre os problemas pelos quais pequenos países insulares podem passar

Dia Mundial do Meio Ambiente 2014

Com o lema "Aumente a sua voz, não o nível do mar", o Dia Mundial do Meio Ambiente (DMMA), promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) desde 1972 e comemorado todo dia 5 de junho, tem como país-sede da edição 2014 a pequena ilha de Barbados, um país de 430 km² e com população de 270 mil habitantes. Isso porque 2014 também foi escolhido pelas Nações Unidas como Ano Internacional dos Estados Insulares em Desenvolvimento.

As mudanças climáticas podem afetar esses países de forma muito intensa, principalmente por causa de suas pequenas extensões territoriais. O aumento do nível do mar pode inutilizar grandes parcelas de terra que teriam diversas finalidades. Há danos para agricultura, que muitas vezes são fonte de renda dos habitantes, para moradias e para ecossistemas costeiros.

"O nosso objetivo é levar o tema à boca do povo, antecipando a Terceira Conferência International sobre os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, que será realizada em setembro em Samoa, e estimular um maior entendimento da importância dessas ilhas e da urgência de protegê-las, tendo em vista seus riscos e vulnerabilidades, particularmente em relação à mudança do clima. Acreditamos que o DMMA será uma excelente oportunidade para incentivar solidariedade pelas ilhas", explica a ONU.

Para saber mais sobre esses países, clique aqui.

Ações

A ONU convida as pessoas em todo o mundo a participarem de ações especialmente criadas para o DMMA. Elas podem ter relação com esportes, artes, filmes, artesanato, música, dança, educação e aprendizado (veja aqui como participar). Em 2013, muitas pessoas foram impactadas por informações sobre a preservação ambiental via internet. O DMMA de 2013 gerou uma cobertura global ampla que contou com cerca de 200.000 postagens em blogs e 26.000 artigos publicados para o Dia Mundial do Meio Ambiente entre 1 e 10 de junho.

Se você é conectado, use a hashtag #DMMA para trocar informações sobre as comemorações de 5 de junho.

Objetivos

Desde que foi criada, a data conta com quatro objetivos principais. São eles:

  • Mostrar o lado humano das questões ambientais;
  • Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
  • Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
  • Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail