Energia quando a torneira é aberta

eCycle

Designer chinês cria alternativa para que moradores de países em desenvolvimento gerem energia enquanto usam água encanada

Baseando-se numa tecnologia bem antiga, o designer chinês Ryan Jongwoo Choi teve uma excelente ideia para amenizar a falta de energia enfrentada em países pobres ao redor do mundo. Trata-se da ES Pipe Waterwheel, um mecanismo instalado nos canos de água para gerar energia enquanto a água é utilizada para afazeres domésticos.

A referência antiga vem dos moinho de água, usados há centenas de anos para aproveitar a energia cinética das águas para moer grãos, irrigar grandes arrozais, drenar terras alagadas e até gerar eletricidade (aí está a lógica do funcionamento de uma hidrelétrica).

No ES Pipe Waterwheel, ocorre exatamente a mesma coisa, só que em pequena escala. Após instalar o equipamento em um dos canos de saída de água, basta abrir a torneira para movimentar a água no interior da tubulação do ES Pipe Waterwheel. Como há pequenos "moinhos" no interior do cano, eles se movimentam e geram energia elétrica, que é armazenada em lâmpadas removíveis localizadas na parte de cima do tubo.

Assim que as lâmpadas se carregam, podem ser retiradas do tubo e usadas normalmente. A invenção foi finalista do prêmio IDEA (Prêmio de Excelência Internacional de Design).

Para saber mais sobre o projeto e sobre outras ideias inovadores de Choi, visite o site oficial (em inglês).

Fonte: www.ecodesenvolvimento.org.br

Veja também:
-Empresa de Israel promete reciclar papel higiênico usado
-Ter barba pode ser ambientalmente correto


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail