Máquinas engenhosas geram energia por meio de pedaladas

eCycle

Já pensou poder criar energia a partir das suas próprias pedaladas? Dois norte-americanos tornaram isso possível

Máquinas engenhosas geram energia por meio de pedaladas

As funções mais básicas da bicicleta são servir como meio de transporte ou como modo de atividade física. Entretanto, muitos ainda desconhecem a grande potência energética que as bikes têm. Não é a toa que há invenções que aprimorem a cada dia a utilização das magrelas nesse quesito, como ciclovias com captação solar ou bicicletas elétricas. Visando aproveitar as utilidades menos comuns das bicicletas, os amigos estadunidenses Alex Weir e Steve Blood desenvolveram máquinas ergométricas à base de pedaladas.

Seus dois produtos principais são o Big Rig e o Pedal Genny. O Big Rig é uma máquina multifuncional com assento ajustável embutido e uma superfície para trabalho. Ele consegue fornecer energia a qualquer aparelho que utilize roldanas ou correntes e que requeira até 730 watts. O aparelho foi testado para conduzir geradores elétricos, bombas de água, compressores de ar e vários tipos de processadores de alimentos.

Já o Pedal Genny é uma máquina que possui função única, sendo mais portátil. Tem um assento opcional, mas não possui superfícies para trabalho. Há um volante para suavizar as pedaladas, além de manivelas e um quadro de aço. O Pedal Genny é mais apropriado para gerar eletricidade, moer grãos e bombear água, mas também pode ser configurado para fornecer energia à qualquer dispositivo mecânico que exija menos de 730 watts.

A tecnologia que provém de uma bicicleta pode (e deveria) ser utilizada em várias atividades no dia a dia. Usar a energia gerada por uma bicicleta, em vez de simplesmente conectar aparelhos à tomada, pode trazer benefícios para a sua própria saúde, além de fazer com que você tenha uma atitude ecologicamente correta e sustentável.

Assista a demonstrações de como o Big Rig pode ser funcional:



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail