Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Novo conceito de mobilidade urbana pessoal, o veículo já foi testado no Japão e na França

Apresentado no Tokyo Motor Show de 2013, já foram produzidas, neste ano, as primeiras unidades de teste para o i-Road, novo PMV (Personal Mobility Vehicle, em inglês, ou Veículo de Mobilidade Pessoal, em tradução livre) da Toyota. Pequeno como uma moto, o veículo de três rodas traz uma nova experiência de direção, combinando a comodidade e eficiência de uma motocicleta com o conforto e segurança de um automóvel.

Ele é elétrico, totalmente sustentável, com uma capacidade de cobrir 50 km com uma recarga (a bateria leva três horas para ser carregada) e capaz de alcançar velocidades entre 45km/h e 60 km/h. O i-Road é estreito e comporta no máximo apenas duas pessoas. Isso ajuda na hora de estacionar e de escoar o tráfego em grandes cidades. As duas rodas laterais anteriores, e a traseira centralizada, ajudam na estabilidade do veículo e proporcionam uma experiência muito mais vívida de direção, segundo seus criadores.

Além de não emitir carbono, uma das ideias para manter o i-Road como um veículo mais sustentável é conectá-lo ao sistema de transporte público, como vem sendo utilizado na cidade de Grenoble, na França. O projeto de compartilhamento de carros funciona igual ao sistema de aluguel de bicicletas encontrado em diversas partes do mundo. A cobrança é feita por minutos e o objetivo é integrar o i-Road a toda malha pública de transportes da cidade.

A produção do veículo continua agora, mas pelo menos ainda não se tem nenhuma projeção de quando começará a ser vendido em larga escala.

O vídeo abaixo mostra o i-Road nas ruas de Tóquio:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais