Comportamento da água no espaço serve como base para criação de chuveiro que promete reduzir gasto com água em até 90%

eCycle

Novo chuveiro promete reduzir em até 90% consumo de água

Você já se perguntou como os astronautas passam tanto tempo no espaço sem suprimentos e água adicionais? O engenheiro Mehrdad Mahdjoubi, da empresa suíça Orbytal Systems, sim. Ele e sua equipe, pensando na base do consumo de água das astronaves, desenvolveram o OrbSys, chuveiro que promete reduzir o consumo de água em 90% e de energia em 80% - isso para quem está na Terra mesmo.

“Com o meu chuveiro, que faz constante reciclagem de água, você só usaria cerca de cinco litros de água para um banho em dez minutos. Em um chuveiro normal, você usaria 150 litros de água, 30 vezes mais. É uma economia e tanto", disse Mahdjoubi à CNN.

A ideia do chuveiro é simples. Ele funciona num circuito fechado, ou seja, a água que cai no ralo é filtrada por um mecanismo, sobe e cai na cabeça do usuário, em ciclo. Como a passagem é muito rápida, a água quente não esfria, logo, não há necessidade de eletricidade para esquentá-la novamente.

Com esse modelo, as economias de água e de energia poderiam fazer muita diferença no bolso. A empresa criadora do chuveiro tem tanta certeza disso que desenvolveu uma calculadora, com a qual se pode fazer as contas da economia no período de um ano contando com o serviço do chuveiro espacial.

Além dessa inovação, há boas opções de chuveiros menos prejudiciais ao meio ambiente no mercado, como os chuveiros híbridos, que utilizam energia solar e elétrica, e o chuveiro iluminado que, conforme a demora no banho, avisa por uma luz verde ou vermelha, se você esta enrolando muito no chuveiro.

Veja o vídeo abaixo e entenda melhor o funcionamento do OrbSys:


Fonte: Treehugger

Veja também:
-Evite o desperdício de água no banheiro
-Conheça nove dispositivos inteligentes que reduzem o consumo de água
-Invenções malucas para economizar água


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail