Pó de café dá origem a novo tipo de bebida alcoólica

eCycle

Com alto teor alcoólico, nova bebida tem cheiro de café e tende a ficar melhor quando envelhecida

Você é daquele tipo de pessoa que não consegue passar o dia sem tomar um cafezinho? Mas e depois, o que você faz com a borra do café?

Algumas pessoas a colocam na composteira, com o intuito de deixar a pilha de compostagem com um cheiro mais ameno, além de mais quente e úmida (veja mais usos aqui). Mas pesquisadores da Universidade do Minho, em Portugal, deram ao pó de café usado mais uma utilidade: a de matéria-prima para produção de uma nova bebida alcoólica.

O pó, coletado de uma companhia de torrefação portuguesa, passa por um processo de desidratação e depois é misturado à água fervente por 45 minutos, na temperatura de 163°C. O líquido resultante da mistura é separado e a ele são adicionados fermento e açúcar.

O processo de fermentação pelo qual essa nova bebida passa, e que não traz consigo a cafeína do composto, é parecido com o de outras bebidas já muito conhecidas, como o uísque e rum. E, após a fermentação, a amostra é concentrada para atingir um alto teor de álcool, que chega a 40%.

De acordo com o site da revista Science, oito críticos de sabores foram convidados a degustar a bebida e a definiram como tendo uma fragrância típica de café e com um sabor amargo e picante. Acredita-se que, assim como um vinho, o gosto da nova bebida possa ser melhorado com a idade, mas que ela já é, desde o momento de sua produção, de qualidade suficiente para o consumo.

Veja também:
-Borra de café: cinco usos que podem ajudar as plantas do jardim
-Guia da compostagem: recicle todo resíduo orgânico da sua casa de maneira sustentável
-Quem diria? A vodca pode ajudar no dia-a-dia


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail