Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O primeiro papel feito de pedra e que promete mudar a maneira de se produzir esse bem

Uma das questões mais discutidas pelos profissionais da área de meio ambiente está ligada ao papel e o seu consumo massivo. Assim como o plástico, o papel é utilizado frequentemente para uma enorme quantidade de funções. Dentre os países que mais o consomem, estão os Estados Unidos, com 71 milhões de toneladas por ano. Apenas 63% disso é reciclado, segundo a United States Environmental Protection Agency (EPA)

Com o intuito de ajudar a diminuir esse número, o grupo italiano Ogami desenvolveu um papel que não é feito a partir de sua matéria-prima comum, a madeira, e sim de algo inusitado: pedra. Mais especificamente, esse papel é feito de carbonato de cálcio, um subproduto de calcário (rochas sedimentares). Chamado de Repap (“paper” de trás para frente), esse carbonato é recuperado de pedreiras e dos desperdícios das indústrias de construção.

Por conta da sua matéria-prima ser a pedra, o papel dispensa o uso de petróleo, a derrubada de árvores, o desperdício de água, emite menos gás carbônico no processo de produção, além de não conter nenhum tipo de ácido ou cloro. E, ao contrário do papel, a Repap é impermeável e pode ser apagado para posterior reutilização.

Outra vantagem é o fato de que o Ogami Repap não precisa ser reciclado porque ele é foto-biodegradável, ou seja, sua degradação acontece a partir da luz do sol, em um processo chamado fotólise – no período de 14 a 18 meses, o papel se degrada completamente. O Repap é mais resistente do que os papéis comuns, é 100% reciclável, liso, tem uma consistência macia e é mais econômico porque a quantidade de tinta usada é reduzida e ela seca com mais facilidade e rapidez, de acordo com o fabricante.

No site da Ogami, você pode encontrar dois tipos de coletâneas do Repap para venda. A primeira é chamado de “Citações” (Quotes) e é bem colorida.

A outra coletânea é mais elegante do que a primeira e se chama “Profissional” (veja imagem no início da matéria). Ambas as coletâneas têm uma variedade grande de cadernos de diferentes cores.

Confira abaixo o vídeo (em inglês e italiano) sobre o Ogami Repap.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais