Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Novo modelo é mais uma alternativa frente ao combustível fóssil

Pesquisadores da University of Southern California desenvolveram uma nova bateria de lítio que é três vezes mais potente que as disponíveis no mercado e que leva apenas dez minutos para se recarregar. Essa bateria pode ser utilizada nos mais diversos aparelhos, de telefones celulares a carros híbridos.

Os modelos atuais de bateria, para abastecerem algum produto eletrônico, utilizam pequenas “folhas” de carbono-grafite em cada um dos eletrodos que, ao longo do tempo, vão se deteriorando, diminuindo sua eficiência.

A grande vantagem desse novo dispositivo é o fato de possuir nanotubos porosos de silicone que não se deterioram, e permitem que os íons de lítio se movimentem mais rapidamente dentro da bateria.

Apesar dos riscos associados ao descarte inadequado e a contaminação ambiental causada pelo lítio, que é um poluente orgânico persistente (POP), essa nova bateria surge como uma alternativa ao consumo de combustível fóssil, largamente utilizado na geração de energia elétrica.

A bateria ainda está em estágio de desenvolvimento e testes mas, de acordo com os pesquisadores, deve chegar ao mercado por volta de 2016.

Visite nossa seção de postos de reciclagem para saber como e onde descartar suas pilhas e baterias de maneira correta.

Veja também:
Tecnologia indiana produz “eletricidade ecológica” para população de baixa renda
Cadeira de balanço carrega aparelhos eletrônicos com força do movimento
Aparelho em formato de bonsai absorve luz solar para carregar eletrônicos


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais