UFRJ cria alternativas ecológicas para materiais de construção

eCycle

Opções mais sustentáveis podem reduzir o efeito estufa

Concreto, telhas e caixas d’água sustentáveis estão sendo desenvolvidas pela Coordenação da Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ). Segundo estudos da faculdade, fibras vegetais e materiais reciclados podem substituir o uso de amianto, cimento e brita.

Segundo a Coppe, cinza de bagaço de cana-de-açúcar, por exemplo, pode ser ótima matéria-prima para o cimento e pode reduzir o consumo do material em até 40%. Cinza de casca de arroz e e de resíduos da indústria de cerâmica também são alternativas para a mesma finalidade. No caso da brita, restos de materiais de demolições podem ser substituir partes da matéria-prima original.

O fibrocimento, utilizado na fabricação de telhas e caixas d’água, pode ser feito a partir de fibras vegetais que substituem o amianto, potencialmente nocivo a saúde humana. Outros materiais como pneu usado, cinzas de esgoto sanitário ou queima de lixo estão sendo testados e podem substituir parcialmente o cimento.

A indústria cimenteira produz de 5% a 7% das emissões mundiais de gases que causam o efeito estufa, segundo a Coppe. As 3 bilhões de toneladas produzidas por ano tendem a triplicar nos próximos 50 anos.

Empresas do ramo de materiais de construção já estão interessadas nas alternativas ecológicas de concreto, de acordo com pesquisadosadores do Coppe. Para saber mais sobre telhas de amianto e os possiveis risco à saúde, clique aqui.

Veja também:
-Amianto, uma ameaça não-reciclável


 

Comentários  

 
-1 #1 2013-11-05 10:57
Com muito orgulho fiz parte de um grupo de trabalho que pode constatar no laboratorio da COPPE-UFRJ, a eficacia desses estudos, quando fizemos um ensaio com cimento produzido utilizando cinzas da fibra do bagaco da cana e da casca de arroz.
Hoje em meu pais, Cabo Verde, trabalho junto a uma equipa com o objectivo de incentivar o uso de materiais ecologicamente mais corretos para a construcao civil.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail