No jogo “Change Rio”, usuário testa políticas ambientais

eCycle

O jogador é colocado na figura de chefe das Nações Unidas e precisa achar solução sustentável para o planeta

Ser o líder das Nações Unidas e implementar políticas públicas para valorizar o consumo consciente e a preservação ambiental. Essa é a sua principal missão no aplicativo para Facebook recém-lançado, chamado “Change Rio” (devido à Rio+20) e lançado no início de maio.

Trata-se de um jogo simples de estratégia. Você precisa escolher seu nome e sua aparência e adotar, a cada rodada, algumas das cerca de 125 políticas já prontas (que aparecem em forma de cartões), de acordo com o nível de recursos naturais que você possui. Também é preciso levar em consideração a necessidade da população se alimentar e trabalhar, além, é claro, do esforço em fazer tudo isso sem danificar o meio ambiente.

Os setores em que se pode intervir são seis grandes categorias: agricultura, meio ambiente, transporte, indústria, energia e consumo doméstico. O jogo tem início em 2010 e vai até 2015. Para se ter uma ideia, é possível apostar em biocombustível, evitar a devastação das florestas, apoiar os transportes públicos, entre várias outras medidas, todas com orçamento limitado. A cada rodada, há uma amostragem dos impactos de suas escolhas para a população. Os seus desempenhos podem ser compartilhados pelas redes sociais, como Twitter e Facebook.

Informações privilegiadas

De acordo com o site do game, o “Change Rio” dá acesso a informações que apenas os grandes especialistas ambientais e propositores de políticas da ONU teriam acesso. Os cartões têm mais de cinco mil indicadores de dados oficiais, e com as 125 políticas que podem ser desenvolvidas, o jogo tem mais de 100 milhões resultados possíveis.

Viagem à Rio+20

Quem fizer a maior pontuação do até o dia 31 de maio, (quinta-feira) ganha uma viagem para o Rio de Janeiro e poderá participar da Conferência Internacional Rio+20, em que serão discutidas os principais caminhos a serem seguidos em termos ambientais em todo o planeta. O jogo foi uma iniciativa de três empresas ligadas à questão ambiental: Code, Biodivision e Millennium. Veja o vídeo abaixo (em inglês):

Para jogar, clique aqui!

Veja também:
-Passatempo educativo
-Freerice.com arrecada bilhões de grãos de arroz para programa de alimentação da ONU


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail