Dia da Terra por um planeta mais sustentável

eCycle

22 de abril é o Dia da Terra. Saiba mais detalhes sobre a data

Planeta Terra

No dia 22 de abril é comemorado o Dia da Terra. A data foi criada em 1970 pelo senador e ativista ambiental americano Gaylord Nelson.

Após uma série de desastres e tendências ocorridas na década de 50, nos Estados Unidos, cientistas começaram a dar mais atenção à maneira como a rápida industrialização estava afetando o meio ambiente. Com o propósito de abrir discussões sobre a preocupação com a fome em massa, o grande crescimento populacional, a poluição do ar e da água e a preservação dos recursos naturais do planeta, surgiu o movimento ambientalista.

A primeira manifestação aconteceu no dia 22 de abril de 1970, com a iniciativa do senador Gaylord Nelson e a participação de milhares de pessoas, principalmente estudantes de segundo grau e universitários. O foco do movimento era a criação de uma agenda ambiental e, felizmente, a pressão dos manifestantes atingiu seu objetivo quando o governo dos EUA criou a Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency).

Antes apenas comemorado nos Estados Unidos, o Dia da Terra ganhou cunho internacional só no início dos anos 90, quando mobilizou cerca de 220 milhões de pessoas em 141 países.

O Dia da Terra não pertence a nenhum órgão ou entidade. Trata-se de uma festa que pode e deve ser comemorada livremente por qualquer um em qualquer. Além disso, tornou-se um importante acontecimento educativo e informativo para a avaliação de problemas e soluções relacionadas ao meio ambiente.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail