Destaques do último fim de semana da 9ª Mostra Ecofalante (18 a 20/09)

eCycle

Em seu último fim de semana, a programação conta com a exibição de vencedores de prêmios de júri e público

“Mamapara”, de Alberto Flores Vilca
“Mamapara”, de Alberto Flores Vilca. Imagem: reprodução

A 9ª Mostra Ecofalante de Cinema, que acontece entre os dias 12 de agosto e 20 de setembro de forma totalmente online e gratuita, traz 98 filmes de 24 países, além de 8 debates com convidados especiais e entrevistas exclusivas com cineastas.

Em seu último fim de semana, a programação conta com a exibição de vencedores de prêmios de júri e público (anunciados na Cerimônia de Premiação da Mostra, que aconteceu nesta quarta-feira), novas chances de assistir a filmes do Panorama Internacional Contemporâneo, além de todas as obras dos programas Clássicos e Premiados e Concurso Curta Ecofalante. Confira os destaques!

Na sexta-feira (18/09), a partir das 15h, três filmes premiados na Competição Latino-Americana ganharão novas exibições. “Mamapara”, de Alberto Flores Vilca, que ganhou o Prêmio do Júri de Melhor Curta, ficará disponível por mais 24 horas. A coprodução Peru/Argentina/Bolívia retrata Honorata Vilca, uma senhora analfabeta de ascendência quíchua que mora com seu cão e se dedica à venda de doces. O longa “Estou Me Guardando para Quando o Carnaval Chegar”, de Marcelo Gomes, que recebeu menção especial do júri, também ficará disponível por 24 horas. O filme aborda a cidade de Toritama, em Pernambuco, onde a cada ano mais de 20 milhões de jeans são produzidos em fábricas de fundo de quintal e os moradores trabalham sem parar, orgulhosos de serem os donos do seu próprio tempo. Já “Resplendor”, de Claudia Nunes e Erico Rassi, foi vencedor do Prêmio do Público na categoria curta-metragem e ficará disponível durante dois dias. O filme aborda um capítulo ainda muito obscuro da nossa história: a existência de um centro de detenção indígena em Minas Gerais chamado Reformatório Krenak durante a ditadura militar.

O longa australiano “Triste Oceano”, de Karina Holden, vencedor do Prêmio do Público de Melhor Filme do Panorama Internacional Contemporâneo, será exibido por mais dois dias. Através de entrevistas com apaixonados ativistas, o filme desvela a história das mudanças em nosso oceano para defender a necessidade de preservá-lo.

O documentário “Beleza Tóxica”, de Phyllis Ellis, o segundo mais votado pelo público nesta categoria, ganha mais 24 horas de exibição; o filme alerta que o crescimento acelerado da indústria multi-bilionária de cosméticos tem um custo elevado e generalizada corrupção.

Já “Superalimentos”, de Ann Shin, também do Panorama Internacional, volta para mais dois dias de exibição. A produção canadense explora os fatos e mitos por trás dos superalimentos, propagandeados por suas propriedades nutricionais extraordinárias.

Neste dia, o filme “Bebês do Futuro”, de Maria Arlamovsky, fica disponível até às 15h.

No sábado (19/09), a partir das 15h, outros quatro filmes premiados na Competição Latino-Americana ganham novas exibições. “Indianara”, de Aude Chevalier-Beaumel e Marcelo Barbosa, vencedor do Prêmio do Júri de Melhor Longa, ficará disponível por mais 24 horas. A obra acompanha a revolucionária Indianara Siqueira, uma militante que luta com seu bando pela sobrevivência das pessoas transgêneras no Brasil. Já os colombianos “Suspensão”, de Simón Uribe, e “O Delegado”, de Samuel Moreno Alvarez, e o brasileiro “Guaxuma“, de Nara Normande, receberam menção especial do júri e também ficarão disponíveis por mais 24 horas.

No mesmo horário, dois filmes do Panorama Internacional Contemporâneo voltam para mais 24 horas de exibição. “Jawline: Ascensão e Queda de Austyn Tester”, de Liza Mandelup, segue uma estrela de 16 anos em ascensão no ecossistema de transmissão ao vivo via internet que construiu sua base de seguidores com otimismo e desejo de meninas adolescentes, enquanto ele próprio tenta escapar de uma vida sem saída na zona rural do Tennessee. Inédito no Brasil, o longa foi selecionado no IDFA-Amsterdã e premiado no Festival de Sundance. Já o alemão “Olá, IA”, de Isa Willinger, também inédito no Brasil e com passagem nos festivais IDFA-Amsterdã, Visions du Réel e Hot Docs, focaliza a evolução da robótica e como os humanos estão se tornando cada vez mais expostos à inteligência artificial em suas vidas diárias.

Neste dia, o filme “Memórias do Oriente”, de Niklas Kullström e Marti Kaartinen, fica disponível até às 15h.

Continuam em cartaz até domingo (20/09) os filmes dos programas Concurso Curta Ecofalante, com curtas-metragens feitos por estudantes ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e Clássicos e Premiados, que traz destaques da cinematografia brasileira voltada à temática socioambiental, com obras de Jorge Bodanzky, Silvio Tendler, Vincent Carelli, Hermano Penna, Aurélio Michiles, Marcelo Pedroso e Ricardo Dias.

Além dos debates ligados às temáticas do Panorama Internacional Contemporâneo, a 9ª Mostra conta ainda com mais de 50 debates realizados em parceria com universidades, incluindo USP, UNESP, UFSCar, UFABC, UNB, UFGD, UFU e FECAP.

A programação completa da 9ª Mostra Ecofalante de Cinema pode ser acessada em nosso folder interativo.

Uma apresentação do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo – por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa – e da Ecofalante, a Mostra Ecofalante de Cinema é viabilizada através da Lei de Incentivo à Cultura e do Programa de Apoio à Cultura (ProAC). Tem patrocínio do Mercado Livre, da Spcine e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e apoio da White Martins, Kimberly Clark e Pepsico. É uma produção da Doc & Outras Coisas e co-produção da Química Cultural. A realização é da Ecofalante, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Ministério do Turismo e do Governo Federal.


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×