Primeiro arqueogame do Brasil leva jogadores para o mundo dos sambaquis

eCycle

O jogo serve tanto para aprender mais sobre a arqueologia brasileira, quanto como ferramenta didática para professores em sala de aula

jogo sambaquis

Chamado de "Uma História Antes do Brasil", o jogo foi desenvolvido por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) e da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina). O grupo de Pesquisa Arise é composto pelo Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP e pelo grupo de pesquisa em Arqueologia da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

O objetivo é levar ao conhecimento do público a importância dos sambaquis. Também chamados de concheiros, os sambaquis são depósitos construídos por povos antigos a partir de materiais orgânicos e calcários que passaram por um processo de fossilização. Alguns grupos indígenas os utilizavam como santuário e cemitério. Outros os escolhiam como locais especiais para construir suas malocas.

Os sambaquis são uma importante fonte de estudos, pois fornecem informações sobre povoados do território brasileiro a respeito de aspectos como alimentação, conhecimentos técnicos, fauna, flora e doenças da época. Os sambaquis são comuns em todo o litoral do Atlântico, sendo mais raros no Pacífico, mas também encontram-se exemplares até no norte da Europa.

desenvolvedores
Imagem: desenvolvedores do jogo

O jogo serve tanto para aprender mais sobre a arqueologia brasileira, quanto como ferramenta didática para professores em sala de aula. Para jogá-lo, acesse www.arise.mae.usp.br/sambaquis/


Fonte: Canal USP

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail