Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Ecovila Clareando promoverá uma oficina prática sobre bioconstrução em Piracaia, São Paulo

A partir de setembro, a Ecovila Clareando oferecerá oficinas mensais para que as pessoas entrem em contato com a natureza e experienciem a vida em comunidade. O evento desse mês acontecerá nos dias 10 e 11 no espaço da Casa Clara, em Piracaia-SP, e será uma oficina de bioconstrução, que apresentará as técnicas para construir uma casa sem prejudicar o meio ambiente.

Os participantes aprenderão a fazer uma parede de pau a pique (técnica que também é conhecida como taipa de mão), que consiste no entrelaçamento de madeiras fixadas no solo com vigas horizontais feitas de bambu, amarradas com cipós entre si, dando origem a um painel perfurado que depois é preenchido por barro e forma uma parede.

Outras técnicas ensinadas serão adobe, superadobe e cordwood. O tijolo adobe é feito com terra, água e palha misturados e cozidos ao sol. Já no superadobe, usa-se sacos de polipropileno cheio de solo argiloso para construir as paredes. Cordwood é uma técnica um pouco mais complexa, que usa tocos de madeira e algum tipo de massa ou cimento para juntá-los.

A oficina de bioconstrução vai apresentar as principais técnicas para se erguer uma casa sem agredir o meio ambiente. O valor da oficina, que começa às 9h do sábado e termina às 15h de domingo, é de R$ 340 (inclui o material do curso, todas as refeições e hospedagem).

Serviço

Data: 10 e 11 de setembro
Valor: R$ 340
Inscrições e mais informações: projetocasaclara@gmail.com ou via Facebook


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais