Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A Avaliação do Ciclo de Vida é uma técnica desenvolvida para verificar o impacto de produtos no meio ambiente

O que é Avaliação de Ciclo de Vida (ACV)?

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma técnica desenvolvida para verificar o impacto de produtos no meio ambiente. Na ACV são analisados os efeitos ambientais associados às atividades produtivas ao longo de todo o ciclo de vida do produto.

Esse tipo de avaliação surgiu nos anos 1970, quando a empresa Coca-Cola encomendou um estudo da Midwest Research Institute (MRI) para comparar os diferentes tipos de embalagens de refrigerante e selecionar quais deles eram os mais adequados sob os pontos de vista ambiental e de desempenho na preservação dos recursos naturais.

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é regida pelas normas ISO 14040, criadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). De acordo com um estudo feito na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, esse tipo de avaliação auxilia na identificação de oportunidades de melhoria nos aspectos ambientais dos produtos nas várias fases do seu ciclo de vida, visando assim minimizar o uso de itens tóxicos, reduzir o consumo de água e energia, diminuir a geração de resíduos (e encontrar soluções para utilizá-los como subprodutos), reduzir os custos dentro do processo, avaliar a utilização de máquinas e equipamentos, e ainda gerenciar outras atividades ambientais referentes ao processo industrial, entre outros fatores.

A partir da ACV, a indústria pode verificar o que está fazendo de errado em termos ambientais, tentando corrigir falhas; e o consumidor pode escolher, dentro das suas possibilidades, produtos de companhias que se adequam a uma lógica mais sustentável.

Casos

Um caso bastante prático pode ser observado no estudo realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), que fez a comparação dos impactos ambientais causados pela utilização de embalagens de PET com relação a embalagens de alumínio, utilizando a metodologia da Avaliação do Ciclo de Vida. O estudo revelou que as embalagens de PET afetam de forma mais negativa o meio ambiente se comparadas às de alumínio – isso porque essas últimas têm maior redução quantitativa de energia no consumo de recursos naturais, na emissão de poluentes atmosféricos e na geração de resíduos sólidos. O estudo também constatou que, no quesito ‘consumo de recursos naturais renováveis e não renováveis’, PET é a embalagem que apresenta o pior cenário.

Um outro caso que está muito relacionado ao cotidiano é a comparação entre a utilização de sacolas de plástico e sacolas de papel reciclado. De acordo com um estudo realizado pela Franklin Associates, com o objetivo de avaliar os impactos energéticos e ambientais pelo uso das sacolas de polietileno e de papel não branqueado, os resultados mostraram que a energia necessária para a produção de sacolas de plástico foi de 20% a 40% menor do que para produzir a sacola de papel; as emissões atmosféricas das sacolas de plástico foram de aproximadamente 63% a 7% menores do que o papel. No entanto, as sacolinhas plásticas enfrentam problemas na parte final do ciclo.

Existe um conceito também bastante relacionado à Avaliação do Ciclo de Vida, que são os “seis ‘erres’ da sustentabilidade”. De acordo com artigo publicado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), essas são as etapas para o planejamento de um novo produto ou para melhorar um que já existente. O pensamento se baseia nos seguintes conceitos:

Repensar:

Examinar o produto para que ele seja o mais eficiente possível;

Repor (substituir):

Verificar a possibilidade de substituir algum item que seja tóxico por outro que impacte menos a saúde humana e o meio ambiente;

Reparar:

Desenvolver um produto que possa ter suas partes ou peças reparadas;

Reduzir:

Pensar em uma forma de reduzir o consumo de matéria-prima, de energia, de água e a emissão de poluentes;

Reutilizar:

Pensar em um produto que tenha suas partes ou materiais passíveis de serem utilizadas novamente;

Reciclar:

Transformar os produtos e materiais que seriam jogados fora em matéria-prima ou em novos produtos com outra utilidade.

O lado do consumidor

A Avaliação do Ciclo de Vida do Produto é uma metodologia utilizada por empresas e governos. Mas, no cotidiano, podemos incorporar uma atitude análoga à Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). Na hora de consumir, podemos levar em conta o ciclo de vida do produto e dar preferência a produtos naturais e com menor impacto ambiental. Quando procuramos utilizar produtos naturais, produzidos localmente ou que apresentem selos verdes, demonstramos consciência de estar consumindo itens que foram certificados por utilizarem métodos que preservam o meio ambiente. Buscar por produtos que sejam recicláveis também é fundamental, pois assim contribuímos com o aumento do ciclo de vida desse determinado produto. Coloque o consumo consciente em prática. Saiba mais sobre esse tema na matéria:

consumo-consciente
O que é consumo consciente e qual a sua importância

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais