Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Crianças de dois a dez anos podem usar pequenas bikes na cidade

Em Paris, não são apenas os adultos que podem utilizar bicicletas com o famoso sistema de compartilhamento Vélib, que se tornou referência em todo o mundo. A prefeitura municipal inaugurou em junho o P’tit Vélib, um serviço bastante semelhante voltado para crianças.

Inicialmente, o projeto conta com 300 bicicletas distribuídas em cinco pontos da cidade escolhidos devido a alguns critérios, como isolamento do trânsito e abundância de espaços verdes.

Crianças de dois a dez anos podem usar os serviços e há diferenças entre os modelos. Os pequeninos de dois a quatro anos utilizam bikes sem pedais; o modelo intermediário tem pedais e rodinhas; e o mais avançado é quase uma bike normal.

O sistema público de bicicletas de Paris representa quase 40% dos deslocamentos feitos com esse tipo de veículo – há 250 mil assinantes e 700 quilômetros de ciclovias.

A principal diferença entre o P’tit Vélib e sua versão adulta é que empresas concessionárias se encarregarão de seu aluguel e não se poderá chegar livremente a ele através de estações situadas pela cidade, como já ocorria com seu irmão mais velho.

Os horários de acesso dependerão das empresas que o administram, mas todas oferecem o serviço nos fins-de-semana e nas quartas-feiras, dia de descanso escolar na região parisiense, por tarifas que oscilam de 4 euros por hora a 10 euros por um dia completo.

A prefeitura também disponibilizará aos pais monitores especializados para ensinar aos menores conceitos básicos na utilização da bicicleta, como manter o equilíbrio ou aprender a frear.

Fonte: EcoD

Veja também:
Sistema de aluguel de bicicletas já está disponível em São Paulo
PEDALUSP amplia testes e já conta com mais de dois mil cadastrados


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais