Sistema de aluguel de bicicletas já está disponível em São Paulo

eCycle

Os usuários poderão pedalar por até trinta minutos sem intervalos

A cidade de São Paulo tem uma nova opção de meio de transporte sustentável. Foi inaugurado recentemente o sistema de aluguel de bicicletas Bike Sampa, operado pelas empresas Serttel/Sampa e com o apoio do Banco Itaú.

O Bike Sampa é composto por estações inteligentes que são conectadas a uma central de operações via wireless, alimentadas por energia solar e estão espalhadas por pontos estratégicos de São Paulo. Os clientes cadastrados poderão retirar uma bicicleta e fazer quantas viagens quiserem e depois devolverem a magrela em qualquer uma das estações do programa.

Por R$ 10, os clientes podem adquirir o Passe Bike Sampa, com validade para 30 dias de uso. Por até 30 minutos, é possível utilizar a bike livremente. No entanto, é preciso devolvê-la após esse prazo e esperar mais 15 minutos para utilizá-la novamente. Para cada meia hora a mais que o usuário estiver com a bicicleta sem fazer a devolução em uma das estações, será cobrada uma taxa extra de R$ 5. A compra do passe pode ser feita via cartão de crédito.

A expectativa é que os clientes possam ter acesso à disponibilidade das bikes e bicicletários via celular ou pela internet. Além disso, o projeto também prevê o compartilhamento de três mil bicicletas em 200 estações espalhadas pela cidade até o final de 2012. Veja o projeto de implantação de estações aqui.

Projeto

O projeto Bike Sampa tem o objetivo de introduzir as bicicletas como modelo de transporte público não poluente, combater o sedentarismo da população, reduzir os engarrafamentos e a poluição do ar e promover a humanização do espaço urbano e a responsabilidade social entre as pessoas, de acordo com seus idealizadores.

Aqueles que quiserem se tornar clientes podem se cadastrar no site www.bikesampa.com. Os usuários poderão utilizar as bikes todos os dias da semana das 6h às 22h, ao longo de 30 minutos sem intervalos e quantas vezes desejarem no dia. Após o tempo determinado, os clientes poderão estacionar o equipamento em qualquer estação.

Por enquanto dez estações estão disponíveis para o aluguel de bicicletas no bairro da Vila Mariana, localizado na zona sul de São Paulo.

Veja também:
-PEDALUSP amplia testes e já conta com mais de dois mil cadastrados
-Empresa lança bicicleta elétrica com autonomia de 40 km
-São Paulo em duas rodas


 

Comentários  

 
0 #1 2014-05-15 18:34
Olá, tenho uma empresa de locação de quadriciclos em Campos do Jordão e gostaria de saber se há interesse em vocês colocarem suas bikes aqui em nossa base no próximo feriado e em Julho (temporada de inverno).

Fico no aguardo.

CRIS.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail