Ministério do Meio Ambiente e ABRAS assinam pacto para reduzir o consumo de sacolas plásticas em 40%

eCycle

Ambas as instituições planejam ações de conscientização para o consumidor

Foi assinado, no dia 23 de novembro, o Pacto Setorial entre a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA). O documento tem como objetivo reduzir em 40% o consumo de sacolas plásticas em todo o país até 2015. O presidente da ABRAS assinou o pacto com o MMA, no âmbito do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentável (PPCS).

Após a assinatura, algumas ações estão previstas, como campanhas de redução de sacolas plásticas nos postos de venda e treinamento dos funcionários dos supermercados para a orientação ao consumidor sobre o quanto é importante a redução do uso de sacolas plásticas. Essas ações ainda terão o apoio de campanhas publicitárias nas próprias lojas e em outros meios de comunicação,  além de eventos entre as associações estaduais (segmentos da ABRAS),

A cerimônia de assinatura foi realizada no prédio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), com a presença da Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Por que reduzir as sacolas plásticas

Os supermercados brasileiros distribuem mensalmente um bilhão de sacolas plásticas, o que dá uma média de 66 sacolas para cada habitante. 80% desse total acaba sendo utilizado em lixeiras domésticas, e o mesmo número (ou seja, 80%) de todos os resíduos plásticos, no Brasil,  são usados apenas uma vez e depois descartados.

O descarte incorreto de sacolinhas pode gerar consequências graves ao meio ambiente, principalmente em mares e rios, pois elas demoram cerca de 200 anos para se decomporem na natureza.


 

Comentários  

 
0 #1 2011-11-24 05:37
Ótimo projeto! São necessárias mais ações como esta para reduzir ao máximo o uso das sacolas plásticas. Se o projeto for bem gerenciado tem tudo para dar certo.

Parabéns pelo artigo!
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail