Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Medida prevê controle da espécie exótica invasora e a mitigação dos impactos ao meio ambiente e à agropecuária

Imagem: divulgação

Foi aberta, em 7 de outubro, um consulta pública do Plano Nacional de Prevenção, Controle e Monitoramento do Javali (Sus scrofa). A espécie exótica invasora, presente em grande parte do território nacional, principalmente no sul e sudeste, é responsável por graves impactos ao meio ambiente e à atividade agrícola. Os mais prejudicados com a invasão das lavouras são os pequenos agricultores e a agricultura familiar.

A consulta vai até o dia 21 de outubro (uma sexta-feira) e deve ser feita pelo portal do Ibama. Produtores rurais, estudiosos da fauna e pessoas em áreas onde há presença do animal podem dar sua contribuição. O objetivo é reunir subsídios para o diagnóstico sobre a invasão do javali no país e para a proposta de estrutura do Plano. O cronograma de atividades inclui a proposição de ações para a prevenção, controle e monitoramento do javali, que será realizada na oficina de elaboração do Plano prevista para novembro.

O javali, considerado uma das piores espécies invasoras do mundo, é um porco selvagem. Seu habitat natural é a Europa, Ásia e norte da África. Foi introduzido em diversas regiões do mundo para o abate e acabou liberado para o meio ambiente, onde se reproduz sem controle por falta de predadores naturais e pode cruzar com os porcos domésticos.

O Plano Javali vem sendo elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em conjunto com suas organizações vinculadas: Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO); e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.



Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais