Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Conheça um pouco da história de Yasuke, o samurai que inspirou o anime da Netflix

Yasuke é considerado o primeiro samurai negro do Japão. Nascido por volta de 1550 no continente africano, o homem trabalhava para um jesuíta Italiano chamado Alessandro Valignano como um guarda-costas, segundo historiadores. 

Embora exista a teoria de que Yasuke tenha sido escravizado, Thomas Lockley, autor do livro African Samurai: The True Story of Yasuke, a Legendary Black Warrior in Feudal Japan, discorda. 

“Pessoalmente não acho que ele fosse um escravo em nenhum sentido da palavra, acho que ele era um ator livre”, disse à TIME

O autor especula que dadas as circunstâncias de como o homem foi empregado por Valignano, é possível que ele tenha sido escravizado quando criança e levado da África para a Índia. Na Índia, possivelmente serviu como um escravo militar ou soldado contratado, mas “provavelmente conseguiu a liberdade antes de conhecer Valignano”.

Blackologistas
“Blackologistas”: estudiosos negros e a promessa da sustentabilidade inclusiva

Como Yasuke virou o primeiro samurai negro? 

Embora não se saiba o ano e o local exato de nascimento de Yasuke, historiadores confirmam que a sua jornada como samurai ocorreu por volta de 1579, quando chegou ao Japão com Valignano em uma missão jesuíta. Em 1581, o jesuíta dirigiu-se para o que era então a capital do país, Kyoto, para se encontrar com Oda Nobunaga, um dos senhores feudais mais importantes da história japonesa e um unificador do país, para solicitar permissão para deixar o Japão.

Com cerca de 1,88 metros de altura e descrito como tendo “a força de dez homens”, Yasuke impressionou Nobunaga. Além de sua altura, acima da média para a maioria dos japoneses da época, o homem era, possivelmente, a primeira pessoa negra a ser vista pela população local. 

De fato, ao chegar de encontro com Nobunaga, o homem teria sido despido e esfregado, pois o senhor feudal acreditava que sua pele estava suja. Imediatamente após o encontro com Nobunaga, Yasuke ganhou sua confiança, tornando-se o confidente e portador de armas do homem. 

De acordo com o historiador Thomas Lockley, na época, o conceito de “samurai” era uma ideia fluida: “Você não precisa possuir nenhuma habilidade específica para matar para ser um samurai. Qualquer pessoa que pegasse em armas em nome de um senhor poderia tecnicamente chamar-se de samurai, ou poderia ser chamado de samurai”, disse. 

Assim, Yasuke foi o primeiro estrangeiro a receber o título de samurai — e é conhecido como o primeiro samurai africano da história. Com o título, o homem lutou ao lado das forças de Nobunaga e participou de várias batalhas importantes. 

Yasuke e Nobunaga 

Entretanto, Yasuke lutou ao lado do senhor feudal por pouco tempo. Em 1852, apenas cerca de um ano depois que Yasuke chegou ao Japão e conheceu-o, o senhor feudal foi morto e traído pelo seu general, Akechi Mitsuhide.

Isso ocorreu no Templo Honno-ji, onde Nobunaga performou um forma de suicídio conhecida como seppuku. A técnica envolve abrir o abdômen e é considerada uma forma de manter a honra mesmo na derrota. 

Além disso, o ritual às vezes envolve um kaishakunin, ou um “segundo” designado que decapita o indivíduo. Tradicionalmente, relata-se que Mori Ranmaru, um atendente de Nobunaga considerado amante do senhor feudal, atuou como seu kaishakunin na batalha.

“Não há registro, mas a tradição afirma que [Yasuke] foi quem tirou a cabeça de Nobunaga para salvá-la do inimigo. Se Akechi, o inimigo, tivesse conseguido a cabeça e conseguisse segurá-la, ele teria um poderoso símbolo de legitimidade.”

Yasuke, portanto, ao escapar com a cabeça, poderia ter sido visto e tem sido visto como uma mudança na história japonesa”, disse Lockley.

Logo após a morte da Nobunaga, Yasuke se juntou a Oda Nobutada, filho do senhor feudal. Na manhã seguinte, o samurai lutou ao lado de Nobutada, que também performa seppuku no final da batalha. 

O último registro conhecido do samurai é dele sendo escoltado pelas tropas de Akechi até uma casa missionária jesuíta.

Influências na cultura popular

Embora as poucas informações concretas sobre a vida de Yasuke, o samurai inspirou uma série de adaptações. Ele viveu na imaginação de muitos japoneses que cresceram com o livro infantil premiado de 1968, Kuro-suke, (kuro que significa “negro” em japonês) escrito Kurusu Yoshio — que dramatiza a vida de Yasuke. (1)

Um filme estrelado por Chadwick Boseman como Yasuke foi anunciado em 2019, antes da morte do ator em 2020. E, novamente, em 2021, o nome do samurai voltou à popularidade com o lançamento de um anime da Netflix que retrata a história de forma mais fantasiosa — com robôs e criaturas mágicas. 

Confira o trailer


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais