Da reciclagem das descartáveis à fralda de pano

eCycle

Conheça as possibilidades que já existem e as perspectivas para evitar que bebês, indiretamente, poluam o meio ambiente

Pode passar despercebido para muita gente, mas as fraldas descartáveis para bebês representam uma grande ameaça ao meio ambiente. Da produção até o seu descarte, o uso desse item tão comum já virou alvo de críticas e motivos não faltam. Para a fabricação de uma fralda, além do uso de muita água e energia, é preciso (basicamente) plástico e papel, o que significa que a produção envolve a derrubada de árvores e o uso de um recurso não-renovável: o petróleo.

Composta por uma camada exterior de polietileno sintético (derivado de petróleo), e uma parte interna feita com por papel e poliacrilato de sódio, estima-se que, em um ano, uma única criança seja responsável pelo uso de 130 quilos de plástico, contando também as embalagens, além de algo entre 200 a 400 quilos de pasta de papel. Se estes números já servem de alerta e estão relacionados ao consumo de um único bebê durante o período de 12 meses, o fato de que até os dois anos de idade uma criança pode usar seis mil fraldas mostra o quanto é necessário repensar a necessidade de se manter as fraldas descartáveis como única opção.

Descarte

Em relação ao descarte de fraldas descartáveis, parece difícil fazer outra coisa senão jogar a fralda no lixo comum, tornando assim o aterro sanitário o destino final de todas as fraldas usadas por qualquer criança. Dessa forma, cerca de 2% de um único lixão é composto por fraldas, que podem demorar até 500 anos para sofrerem o processo de decomposição. Uma boa pergunta é: mas não dá pra reciclar?

Reciclagem

Potencialmente, todo material pode ser reciclado. A tecnologia se desenvolve com o passar dos anos e coisas que eram impossíveis de serem recicladas acabam ganhando novas possibilidades. No caso da reciclagem de fraldas descartáveis, há países como a Inglaterra que já disponibilizam usinas para o tratamento de todos os componentes destas fraldas, que após serem lavadas e processadas, se transformam em telhas e capacetes para ciclistas. Segundo a BBC, até 2014, o país deve ter mais três usinas (só uma existe – que custou US$ 17 milhões). No Brasil, ainda não há planos para a construção de usinas do tipo.

Alternativas

Enquanto as fraldas descartáveis ainda representam um grave problema ambiental, uma opção é a fralda de pano, muito comum há algumas décadas. As disponíveis no mercado atual não apresentam alfinetes e são mais fáceis de usar. Apesar disso, elas ainda encontram resistência com o público pelo fato de não parecerem tão seguras e higiênicas, além de demandarem gasto excessivo de água e energia para que sejam limpas e reutilizadas. Mesmo não sendo totalmente sustentáveis, os danos causados por elas são menores. Empresas como a “Fralda Bonita” e a “BBNatural” são especialistas em fraldas de pano.

Modelo híbrido

Existem novos modelos de fraldas que se assemelham a absorventes, só que em vez da calcinha, a fralda é o lugar em que o material descartável se prende. Assim, o bebê faz suas necessidades na parte descartável (também produzida com materiais orgânicos), o que torna a dinamicidade da troca de fraldas e a higiene maior. A marca canadense Kushies é uma das que disponibiliza esse produto.

Veja qual é a melhor alternativa que se apresenta para o seu bebê e fique atento às novidades sobre o tema!


Veja também:


 

Comentários  

 
+3 #1 2011-07-23 01:22
Olá!

Fico muito feliz, cada vez que vejo matérias divulgando, informando sobre o uso de fraldas de pano! Creio que precisamos desmistificar que é excessivo o uso de água e energia! não vi aumento na conta de água nem na conta de luz!

Acho que tudo é uma questão de reaver antigos hábitos e estar abertas as novas opções, hoje muita coisa mudou e evoluiu, inclusive as fraldas de pano. As fraldas de hoje dispensam o molho, não devem ser passadas, utilizam pouquíssimo sabão, e podem ser lavadas juntamente com outras peças de roupa ou roupa de cama por exemplo!

Indico os grupos abaixo para informações:

http://www.orkut.com.br/Main#CommTopics?cmm=111912804

https://www.facebook.com/home.php?sk=group_200889983278164&ap=1

http://br.groups.yahoo.com/group/fraldadepano/
Citar
 
 
0 #2 2012-04-20 18:44
Gostaria de acrescentar às empresas citadas, a Dipano (www.fraldasdipano.com.br). Tem excelentes fraldas e um ótimo atendimento.

Pra quem é de São Paulo como eu, pode conferir as fraldinhas pessoalmente!!!

Fica aí a minha dica!

Beijoss
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail