Um terço dos alimentos é desperdiçado em todo o mundo, aponta relatório da ONU

eCycle

Novo relatório da FAO denuncia a enorme quantidade de alimentos desperdiçados no mundo


A Organização de Agricultura e Alimentos das Nações Unidas (FAO, sigla em inglês) divulgou, no início do setembro, o relatório sobre o desperdício de alimentos e seus impactos em recursos naturais. Foi revelado que um terço dos alimentos é desperdiçado anualmente, o que equivale a US$ 750 bilhões. Em contrapartida (e ironicamente), por volta de 870 milhões de pessoas passam fome no mundo.

A quantidade do desperdício foi analisada desde o processo de produção até o consumo final, e foi estimado que 54% é desperdiçado nas primeiras etapas de produção dos alimentos, e os outros 46% nos processos finais de processamento, distribuição e consumo.  O problema do tamanho do desperdício não é apenas econômico-social, mas também acarreta grandes impactos ambientais.

A produção desses alimentos desperdiçados exige uma enorme quantidade de água. Além disso, 3,3 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa são emitidos no processo - se considerássemos que todas essas emissões fossem oriundas de um país, ele ficaria em terceiro lugar no ranking mundial de emissões, perdendo apenas para Estados Unidos e China. O relatório aponta também para as diferenças entre países desenvolvidos e em desenvolvimento - nos primeiros, o desperdício ocorre majoritariamente na parte do consumo, enquanto que, no segundo, isso acontece mais na fase de produção.

Campanha

Os investimentos predominantemente econômicos, em detrimento do social, agravam a questão. A FAO aponta como uma das causas desse desperdício uma combinação entre o tipo de comportamento do consumidor com a falta de comunicação nas redes de alimentos. Para tal, o braço da ONU propôs três soluções: a redução, o que implica numa produção que esteja de acordo com a demanda e um consumo mais consciente; a reutilização, como a doação desses alimentos para pessoas desprovidas desse recurso; e a reciclagem, como por exemplo, o processo de compostagem. São os velhos conhecidos três "erres".

Junto com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), a FAO lançou a campanha Think Eat Save - Reduce Your Foodprint (Pensar Comer Conservar – Reduza a sua pegada ecológica) para lutar no combate ao desperdício através da conscientização (para saber mais clique aqui). A eCycle também está sempre procurando oferecer alternativas para uma pegada mais leve, e aqui vocês pode encontrar dicas de como evitar o desperdício clicando aqui ou aqui.

E para ver o relatório completo da FAO clique aqui

Veja também:
-Cidade-desperdício, Nova Iorque ainda tem muito a avançar em termos de reciclagem
-Tecnologia inovadora pode diminuir o desperdício de energia
-Novo modelo de caixa promete diminuir o desperdício de alimentos


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail