Voluntários retiram mais de 4,5 toneladas de lixo de praias ao redor do mundo

eCycle

Iniciativa envolveu praias localizadas em 97 países

Em setembro de 2012 ocorreu o 27th annual International Coastal Cleanup, evento organizado pela ONG Ocean Conservancy, que tem como intuito limpar algumas praias ao redor do mundo e alertar a população a respeito de um problema crescente nos últimos anos: o descarte inadequado de lixo.

Em 2012, os números foram especialmente preocupantes. Ao longo dos quase 29 mil quilômetros percorridos pelos voluntários, em 97 países, foram recolhidas mais de 4,5 toneladas de lixo que prejudicam não apenas o meio ambiente e os animais das regiões costeiras, mas também o comércio, turismo e economia de regiões que dependem das praias para seu desenvolvimento social e econômico.

A quantidade coletada de cada tipo de lixo foi impressionante: 2,1 milhões de bitucas de cigarro, 1,1 milhão de embalagens de alimentos, 1 milhão de sacolas plásticas, 953 mil tampas de garrafa e 692 mil de copos, pratos e talheres descartáveis.

Para participar da iniciativa, basta se cadastrar no site da Ocean Conservancy. De acordo com a própria instituição, seu objetivo é educar e incentivar cidadãos a tomarem ações em favor do oceano.

Como colaborar

Mesmo sem aderir a esse tipo de inciativa, é possível colaborar com a limpeza e saúde das nossas praias.

Sempre jogue lixo no seu lugar apropriado, preferencialmente nos espaços reservados à coleta seletiva. Use garrafas reutilizáveis e leve sua própria água para a praia. Use também sua ecobag para levar tudo que precisar utilizar durante o passeio na praia.

As bitucas de cigarro são especialmente problemáticas, demorando anos para se decomporem. Por isso, sempre use um cinzeiro e não as jogue na praia.

Não se esqueça de pressionar as autoridades responsáveis por políticas específicas de fiscalização nas praias. É um esforço coletivo, indispensável para a resolução desse problema.

Veja também:
-Relatório da CETESB aponta diminuição dos níveis de poluição das praias paulistas
-Empresa cria garrafa feita com plástico encontrado no oceano
-Microplásticos: um dos principais poluentes dos oceanos


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail