Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Pot-pourri caseiro é natural e fácil de fazer. Leva ingredientes baratos e acessíveis como flores secas e ervas aromáticas

Uma residência com aroma agradável certamente possibilita a reunião de amigos e família de modo mais alegre e inspirador. Existem maneiras de se melhorar o cheiro da sua casa ou apartamento por meio de aromatizadores ou desodorizadores de ar naturais. Outra opção é fazer um pot-pourri de flores secas, que consegue deixar uma fragrância gostosa no ar.

Muitas vezes chamado erroneamente de pout-pourri em português, a palavra pot-pourri é francesa e surgiu a partir da junção de pot (pote ou panela) com pourri (podre). Segundo o Trésor de la Langue Française, a expressão surgiu em 1564 com o sentido de ragu, ensopado de carne com legumes, em uma tradução literal do espanhol olla podrida, de significado idêntico. Com o tempo, a palavra foi sendo usada para designar misturas das mais diversas, como musicais formados por trechos de várias outras obras e até combinações de flores secas para dar cheiro à casa. A palavra pout nem mesmo existe em francês, por isso cuidado para não fazer feio falando pout-pourri (pronuncia-se pupurri) em vez no correto pot-pourri (pronuncia-se popurri).

Se a pronúncia e a forma de escrever a palavra pot-pourri levantam dúvidas, o significado da expressão é bem conhecido. E, no caso das flores secas, o preparo de um pot-pourri também é bem simples e barato. O item pode ser comprado pronto em lojas específicas, mas seu preço não costuma ser muito convidativo (além do risco de adição de conservantes e de não serem flores ou ervas tão frescas).

Como fazer um pot-pourri

Confira a maneira divertida, barata, caseira e pessoal de fazer um pot-pourri. Basta você escolher a combinação que mais gosta de flores, ervas e óleos essenciais e acompanhar o passo a passo abaixo para aprender como fazer um pot-pourri.

Ingredientes

  • Flores secas de sua preferência;
  • Óleos essenciais;
  • Recipiente decorativo;
  • Ervas ou especiarias de sua preferência (como cravo ou lavanda);
  • Pedras decorativas (opcional);
  • Bijuterias (opcional).

Procedimento

Confira se suas flores estão completamente secas. A maneira mais fácil de secar flores é simplesmente amarrar uma corda em volta do buquê e depois pendurá-lo de cabeça para baixo durante algumas semanas em um lugar seco, mas iluminado – em geral duas semanas são suficientes para que elas sequem completamente.

Feito isso, reúna todos os ingredientes. Essa é a melhor parte, porque é quando você seleciona os aromas de sua preferência. Aproveite para escolher o seu óleo essencial favorito e o complemento, que pode ser lavanda, pinho ou cedro. Entre as ervas e especiarias, algumas sugestões são: hortelã, tomilho, alecrim, canela, cravo ou feijão de baunilha. Cascas de maçã e limão também são boa pedida.

óleos essenciais
Óleos essenciais: um guia completo

Coloque as flores secas em um pote de conserva ou outro recipiente vedado. Adicione algumas gotas do óleo essencial escolhido nesse pote, bem como quaisquer outras especiarias, ervas ou cascas secas que você quiser colocar. Feche com força esse recipiente e deixe a mistura agir por cerca de duas semanas. Quanto mais tempo você esperar, mais forte fica o cheiro do seu pot-pourri.

Após aguardar o tempo mínimo, você pode abrir o recipiente e adicionar a mistura a um pote decorativo. Se quiser, organize junto com pedras, bijuterias ou outros itens de decoração. Depois é só aproveitar para curtir o novo aroma proporcionado pelo seu pot-pourri de flores secas caseiro.

Veja no vídeo abaixo outra maneira de se fazer um pot-pourri.

Se você gosta de aromatizadores de ambiente, confira também este vídeo do canal do Portal eCycle no YouTube, em que ensinamos outro truque para aromatizar a casa de modo natural, usando ervas e flores:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais