Estudo mostra que crianças se concentram mais quando vão de bicicleta para a escola

eCycle

Benefício também funciona para as crianças que andam a pé

A bicicleta pode ser uma aliada inusitada para melhorar a concentração de crianças na escola. De acordo com um estudo dinamarquês, realizado no ano de 2012, crianças que pedalavam ou caminhavam até a escola realizavam melhor certas tarefas que exigiam concentração, como completar um quebra-cabeças, por exemplo. E esse efeito durava até quatro horas após o término da pedalada, de acordo com a pesquisa.

Um dos condutores da pesquisa apresentada na “Danish Science Week”, Niels Egelund, da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, ficou surpreso com o resultado porque o efeito do exercício foi maior do que o da dieta - o estudo fez parte do projeto Mass Experiment 2012, que levava em conta a capacidade de concentração a partir de relações com dieta e exercício físico. A pesquisa analisou cerca de 20 mil crianças, entre cinco e 19 anos, comparando as performances, em termos de concentração, entre as que andavam de bicicleta ou caminhavam no caminho para a escola e as que eram levadas pelos pais de carro ou pegavam condução pública.

Em 2011, outro estudo semelhante apontou para a mesma direção. O pesquisador urbanista, Donald Appleyard, revelou que as crianças que pegam carona com seus pais no carro para irem a qualquer destino possuem uma compreensão muito mais pobre da localização das redondezas em que vivem e também um conhecimento bem básico sobre a paisagem ao seu redor.

Existem muitos pais que levam seus filhos para a escola por temerem pela segurança dos pequenos. No entanto, outra parcela opta por esse método simplesmente por ser algo mais prático ou fácil, o que cria uma dependência entre as crianças e carro dos pais. Passados alguns anos, a liberdade dos adolescentes  com relação ao automóvel fica bem comprometida, segundo mais uma pesquisa.

Alternativas

Uma sugestão para tornar esse processo mais tranquilo é a de acompanhar a criança em seu trajeto de casa até a escola a pé e, se for possível, dar uma bicicleta de presente para ela. Fazendo isso com certa frequência, é possível mostrar para a criança que é totalmente viável andar nas ruas sem a utilização de um carro. No meio do caminho, aproveite e explique os malefícios do carro, principalmente a respeito do desequilíbrio do efeito estufa que as emissões de automóveis movidos a combustíveis fósseis causam.

Confira o vídeo abaixo (em inglês) sobre o assunto.

Veja também:
-Crianças carentes viram músicos e fabricam seus próprios instrumentos no Paraguai
-Super avenida para bicicletas já funciona em Copenhague


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail