Parquímetros de Nova York são reutilizados como estacionamentos para bicicletas

eCycle

Prefeitura de Nova York transforma parquímetros em locais de estacionamento para bicicletas

O upcycle (reaproveitamento) deixou de ser parte apenas do cotidiano artístico e está sendo utilizado, inclusive, na administração pública, como uma solução para problemas estruturais urbanos. Essa prática é uma das maneiras mais ecológicas e criativas de desenvolver novos objetos ou de agregar novas funções ao que não tinha mais utilidade. Assim, é possível economizar três elementos importantes para uma postura verde viável: dinheiro, tempo e matéria-prima.

A prefeitura de Nova York utilizou o upcycle como método para desenvolver locais de estacionamentos para bicicletas. A cidade tinha uma grande quantidade de parquímetros, aqueles aparelhos usados para a cobrança de estacionamento na rua, que após o termino do contrato perderam a utilidade e continuaram ocupando espaço nas calçadas. No entanto, a retirada dos quase 12 mil metros de postes onde ficavam os parquímetros era cara e ainda seria necessário dar um destino para todos eles. O valor da adaptação é de US$ 2 milhões, relativamente baixo para os cofres públicos, levando em conta o retorno social importante.

Essa atitude da prefeitura de Nova York foi ecológica na prática e nos efeitos. A adaptação dos parquímetros também se configurou numa maneira de incentivar o uso de transportes alternativos na cidade. Ter um local para estacionar com segurança é um dos dilemas de quem escolhe a bicicleta como meio de transporte, já que dificilmente são destinadas vagas específicas para elas. Com esses novos pontos, a população terá a certeza de onde estacionar e da segurança desses locais.

Veja Também:
-Artista transforma armas de fogo em instrumentos musicais 
-Criando nas ruínas 
-Faça você mesmo: transforme sua camiseta velha em uma bolsa sustentável
-Upcycle é opção criativa para dar solução a embalagens feitas com BOPP


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail