Campanha da TI Rio irá recolher lixo eletrônico de empresas

eCycle

A E-lixo irá contar com suas cooperativas receptoras de resíduos eletrônicos gratuitamente

O descarte inapropriado de lixo eletrônico ainda é um problema no Brasil. Nosso país produz mais de 200 mil toneladas deste tipo de resíduo por ano, o que nos levou a liderar o ranking das nações emergentes que mais produzem este tipo de lixo por pessoa.

Em maio, o Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro (TI Rio) realizou uma pesquisa sobre os efeitos de resíduos eletrônicos no meio ambiente e algumas possíveis soluções para o problema. O resultado dos estudos é um folder chamado “E-lixo no Brasil”, que aborda a questão como uma responsabilidade de todos e também fala de saídas para o descarte incorreto.

Parceria

Com o objetivo de diminuir os impactos do lixo eletrônico no meio ambiente, o TI RIO fez uma parceria com as cooperativas Coopama e Coop Céu Azul que ficaram encarregadas de recolher todo resíduo eletrônico de empresas filiadas ao TI RIO gratuitamente, além de descartá-los de forma correta.

O material recolhido é dividido em duas categorias: os que não têm mais condições de uso e os que ainda podem ser reutilizados. O lixo do primeiro grupo vai diretamente para reciclagem e os do segundo são doados para famílias carentes.

A parceria entre as cooperativas e o sindicato irá melhorar o problema do descarte incorreto desses resíduos que são prejudiciais ao meio ambiente além de aliviar o lixo de empresas que não sabem o que fazer com equipamentos antigos e fora de uso.

Para ter acesso ao termo de adesão clique aqui e para acessar a ficha de recolhimento clique aqui. Empresas que estiverem interessadas em se filiar ao E-lixo devem preencher a ficha e enviar para o email Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

Veja também:
-Mercúrio, cádmio e chumbo: os inimigos íntimos presentes nos eletrônicos
-Espanha: lixo eletrônico no quintal do país pobre


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail