Chá de manjericão: receitas e seus benefícios

Tomar chá de manjericão é uma prática realizada há muitos anos, desde a Índia antiga. A bebida, geralmente produzida a partir do manjericão-doce, tem diversos benefícios para a saúde humana. 

Pertencente à família Lamiaceae, os benefícios do manjericão à saúde são diversos. Principalmente ao sistema imunológico, além de vários usos na cozinha e em óleos essenciais. Além disso, ele é muito fácil de cultivar e o chá de manjericão é extremamente saboroso! Saiba mais sobre o chá dessa plantinha a seguir:

6 dicas de como armazenar manjericão fresco

Pode tomar chá de manjericão?

O manjericão é uma planta com uma grande variedade de espécies, e todas elas podem ser utilizadas para o consumo humano. Algumas são ideais para ser consumidas como tempero, como extrato em óleo essencial ou como chá. 

O chá de manjericão é ideal para tomar no café da manhã, de tarde e de noite. Você pode ingerir a bebida apenas por vontade própria, ou com o intuito de tratar alguma condição de saúde que esteja enfrentando. 

É preciso apenas ter em mente não exagerar na quantidade de chá de manjericão. Isso porque, quando em excesso, a bebida pode aumentar a pressão arterial, a ansiedade e causar taquicardia. Além disso, o chá pode sobrecarregar os rins e causar sérios danos ao órgão em grande quantidade. 

Para que serve o chá de manjericão?

O chá de manjericão tem diversas funções, algumas delas são:

  • Manutenção da saúde da pele
  • Redução dos níveis de açúcar no sangue
  • Diminuição dos sintomas de cólicas

Os dois principais tipos de manjericão usados para a produção do chá são o manjericão-doce e o manjericão-santo.

Para saber mais sobre a erva e os seus benefícios, confira a matéria: “Manjericão: benefícios, como usar e plantar”.

Benefícios do chá de manjericão

Saúde bucal

O chá de manjericão é rico em propriedades antibacterianas e antivirais que ajudam a prevenir infecções, que podem gerar doenças orais. Um dos principais problemas combatidos pelo chá é o mau hálito, causado por uma alimentação inadequada ou falta de higiene bucal.

Reduz sintomas da diabetes

Um estudo, publicado em 2017, mostrou que o manjericão é uma erva segura para se usar em pessoas que sofrem com diabetes. Afinal, o chá de manjericão tem propriedades que reduzem consideravelmente os níveis de açúcar no sangue. Além disso, os cientistas também apoiam a ideia de que a erva pode auxiliar o organismo a lidar com estresse psicológico e imunológico. 

Funciona como analgésico

O chá de manjericão também funciona como um remédio para dor natural. Algumas pesquisas mostram que ele alivia o desconforto e as inflamações relacionadas a doenças e lesões corporais. Enquanto previne esses machucados a serem infectados. 

Cuida da pele

Consumir chá de manjericão pode ajudar a manter os cuidados com a pele devido a grande quantidade de antioxidantes e compostos voláteis. Essas características ajudam a reduzir inflamações na pele e a se livrar dos radicais livres que causam envelhecimento da pele. 

Dá suporte ao sistema imunológico

Como já foi mencionado anteriormente, o manjericão é rico em propriedades antioxidantes, antibactericidas e antivirais, que, quando unidas, podem melhorar o sistema imunológico. Assim, seu corpo consegue o reforço necessário para evitar contrair gripes e resfriados, sendo um chá repleto de vitaminas A e C.

Reduz o estresse e ansiedade

Quando você estiver em busca de um chá para dormir e relaxar, naqueles dias de estresse e ansiedade, prepare um chá de manjericão. A bebida ajuda a diminuir os níveis dos hormônios de estresse, o que pode beneficiar pessoas com:

  • Problemas para dormir
  • Doenças cardiovasculares
  • Pressão alta
  • Transtornos psicológicos.

Redução de problemas respiratórios

O chá de manjericão possui propriedades anti-inflamatórias e compostos bioativos como eugenol, canfeno, cineol, e cânfora. Eles abrem as vias respiratórias e ajudam a melhorar a respiração. Esse fator anti-inflamatório traz uma sensação de bem-estar para quem sofre de sinusite, rinite ou está passando por uma gripe. 

Adicionalmente, acredita-se que o gargalo com o chá pode aliviar as dores decorrentes da dor de garganta e amigdalite.

Privado: Chás Orgânicos
Descubra o valor das coisas boas que a natureza generosamente dispõe!
A partir de R$13,90
Um mais delicioso que outro!
Comprar

Qual é a contra indicação do manjericão?

Existem alguns riscos que as pessoas correm ao ingerir o chá de manjericão. A ingestão do chá não é indicada a gestantes e recém-nascidos. Isso devido a falta de estudos sobre os efeitos da bebida nesses indivíduos.

Além disso, tenha em mente que o chá de manjericão-santo pode reduzir consideravelmente a fertilidade em pessoas que produzem esperma. Isso pode afetar os planos de quem quer ter filhos.  Devido a interação da planta com medicamentos para diluir o sangue, não é recomendado o consumo do chá para quem faz o tratamento. 

Por fim, se você tiver feito uma cirurgia recentemente, evite ingerir o chá de manjericão. Isso porque ele pode causar coágulos de sangue e impedir o avanço da cicatrização.

Aprenda a preparar chá de casca de abacaxi

Como preparar o chá de manjericão?

Ingredientes

  • Um xícara de água fervente
  • Algumas folhas frescas ou secas de manjericão
  • ½  limão
  • Açúcar mascavo ou adoçante (opcional)

Modo de preparo

  1. Deixe as folhas de manjericão dentro da água por alguns minutos;
  2. Assim que a água estiver com uma cor mais escura, coa a bebida em um copo;
  3. Adicione duas gotas de limão e a quantidade necessária de açúcar mascavo ou adoçante;
  4. Sirva!
Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais